Tecnologia

Groupon e Foursquare firmam parceria

Por meio de uma parceria com o Groupon, o Foursquare vai começar a sugerir ofertas aos usuários com base na sua localização

Ofertas do Groupon vão aparecer para usuários do Foursquare (Scott Olson/Getty Images)

Ofertas do Groupon vão aparecer para usuários do Foursquare (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2011 às 19h17.

São Paulo -- Os usuários norte-americanos e canadenses do aplicativo móvel Foursquare, espécie de rede social baseada em localização, terão acesso em tempo real a ofertas do site de vendas coletivas Groupon que existam ao seu redor.

O conteúdo está disponível para usuários de Chicago, nos EUA, desde a última sexta-feira, 29, de acordo com o site Mashable, e irá se expandir para o resto daquele país e para o Canadá em breve. O Groupon não é o primeiro parceiro de promoções comerciais do Foursquare. Pelo menos outros cinco serviços firmaram acordos semelhantes nos EUA: LivingSocial, Gilt City, AT&T Interactive, BuyWithMe e Zozi.

Ao mesmo tempo em que o Foursquare corre para agregar conteúdos comerciais à sua rede, os próprios sites de vendas coletivas lançam seus aplicativos móveis individuais, nos quais os clientes encontram as ofertas mais próximas em um mapa, de acordo com sua localização. No Brasil, Groupon e Peixe Urbano fizeram isso, por exemplo.

Há, também, aplicativos independentes, como o brasileiro Aponta Ofertas, para iPhone, Blackberry e Android. Esse programa agrega, em um mapa na tela do smartphone, as ofertas de vários sites de compras coletivas ao mesmo tempo. Na prática, cabe ao consumidor escolher seu app preferido. Mas se, para os sites de venda coletiva, a mobilidade é apenas uma ferramenta adicional para agradar seus clientes, para o Foursquare ela representa a essência da sua existência. Quanto mais conteúdo disponível em sua rede, mais importante ela se torna no dia a dia de seus usuários.

Acompanhe tudo sobre:ComércioCompras coletivase-commerceEmpresasEmpresas de internetGrouponInternetLocalizaçãoMapasRedes sociais

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia