Tecnologia

Governo se prepara para desativar TV analógica

Seguindo o que já foi feito em outros países, o Brasil deve encerrar as transmissões de TV analógica em 2016. Até lá, as emissoras precisam ampliar a cobertura digital

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 10h56.

São Paulo -- O governo vem trabalhando na ampliação da cobertura da TV digital no país como preparação para o encerramento das transmissões analógicas, previsto para 2016. O planejamento para a alocação de canais digitais de televisão estará pronto até o final de julho.

A informação foi dada na última reunião do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, no início de maio, pelo superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian. Com isso, o planejamento fica pronto um ano antes do previsto.

O desligamento dos sinais analógicos no país deve acontecer em 2016. A expectativa é que, até lá, a cobertura da televisão digital terrestre no Brasil seja igual ou superior à cobertura da televisão analógica atual. Existem aproximadamente 6,3 mil canais analógicos outorgados, e que atendem 2,2 mil municípios. O Plano Básico de Televisão Digital, por enquanto, conta com 4 mil canais, o que permite o alcance de mais de mil municípios.

Acompanhe tudo sobre:TVTelevisãoTecnologias sem fioAnatel

Mais de Tecnologia

Investida da Disney na OpenAI redefine relação com big techs

Nintendo perde US$ 14 bi em valor de mercado com alta no custo de chips

Ex-CEO da Nexperia diz ter alertado autoridades sobre envio de tecnologia à China

Britânica de computação quântica capta US$ 60 mi para escalar processadores de última geração