Google Play passa a vender revistas no Brasil

O Google começa a vender revistas digitais brasileiras por meio do app Google Play Banca. Títulos como EXAME, Veja e Cláudia estão entre as opções
Google Play Banca: entre cerca de 2 mil publicações, há mais de cem brasileiras (Divulgação)
Google Play Banca: entre cerca de 2 mil publicações, há mais de cem brasileiras (Divulgação)
M
Maurício GregoPublicado em 12/12/2014 às 16:28.

São Paulo -- O Google começa a vender revistas digitais no Brasil por meio do app Google Play Banca. Há mais de cem títulos brasileiros, incluindo EXAME, Veja, Cláudia e Quatro Rodas, da Editora Abril.

Algumas revistas, como as da Abril, estão disponíveis no app apenas na forma de exemplares avulsos. Outras –  como Corpo a Corpo,  Carta Capital e Viaje Mais – são vendidas também por assinatura. Algumas dessas publicações oferecem acesso gratuito por duas semanas para quem quiser experimentar.

O Google Play Banca foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2013. Além do Brasil, está disponível em outros 11 países. Considerando todos eles, o serviço do Google oferece conteúdo de cerca de 2 mil publicações.

Diferentemente do que acontece com o app Banca da Apple, o Google Play Banca não se limita a exibir a revista em seu formato original. Ele também oferece uma versão formatada de modo a facilitar a leitura em smartphones.

O app ainda funciona como uma central de notícias, exibindo conteúdo gratuito e pago de blogs (como Cybercook e Tecmundo), jornais (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, The New York Times etc.) e sites da web (Terra, Adoro Cinema, Vice Brasil e outros). 

O Play Banca já vem pré-instalado em smartphones e tablets com Android (e pode ser baixado na loja Google Play). Também está disponível na App Store, da Apple, para uso no iPhone e no iPad.

Para o Google, a expansão no Brasil é estratégica. Dados da empresa de consultoria AppAnnie (divulgados pelo próprio Google) indicam que o Brasil é o segundo país com mais downloads na Google Play, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Recentemente, o Google passou a aceitar cartões de crédito brasileiros para pagamento na loja online, além de oferecer a opção de vale-presente.