Google cria games para ensinar crianças sobre segurança digital
A empresa reuniu uma equipe de organizadores especializados em segurança online para encabeçar o projeto "Be Internet Awesome"
Estadão Conteúdo
Publicado em 8 de junho de 2017 às 16h46.
Última atualização em 8 de junho de 2017 às 16h48.
São Paulo - O Google quer ajudar famílias a educar suas crianças para que elas se mantenham seguras na internet .
Com vários tipos de ciberataques acontecendo, desde os de phishing (que imitam uma página real para obter dados do usuário) até os de malwares que causam estragos a nível mundial, fica difícil orientar os mais jovens.
Por isso, o novo projeto "Be Internet Awesome" da gigante de buscas quer ajudar as crianças a operarem em segurança online.
O programa inclui um jogo, um manual para escolas e uma série de vídeos para os pais verem com os filhos.
O Google reuniu uma equipe de organizadores especializados em segurança online para encabeçar o projeto.
O Family Online Safety Institute, o Internet Keep Safe Coalition e o ConnectSafely participaram da organização do programa.
Graças a essa ajuda especializada, a empresa diz que os planos de aula, as atividades e os manuais atendem às Normas Internacionais para a Tecnologia em Padrões de Educação para Estudantes.
O principal braço do projeto é o game "Interland", que leva as crianças por quatro minijogos.
Tower of Treasure foi feito para ensinar a criar senhas fortes e seguras para evitar ataques hackers, já o Reality River apresenta 10 questões de múltipla escolha para os pequenos aprenderem a identificar em quem eles podem ou não confiar na internet.
O Kind Kingdom é voltado a ensinar as crianças a serem gentis nas redes sociais, enquanto o Mindful Mountain ressalta a importância de só enviar conteúdo e informações para pessoas confiáveis
.Os games têm um design bonito, repleto de formas geométricas e cores fortes.
As paisagens lembram um pouco os jogos Monument Valley e Journey.
A plataforma também parece ser mais divertida do que os demais portais de segurança digital. Apesar disso, a empresa tem feito esforços para divulgar o projeto entre pais e educadores.