Tecnologia

Google abre código de fonte padrão do Android e Chrome OS

A Roboto é a fonte padrão do Google desde 2011

roboto  (Divulgação)

roboto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2015 às 12h31.

O Google lançou a fonte Roboto há quatro anos dentro do Android 4.0 Ice Cream Sandwitch. Desde então, ela se transformou na fonte padrão do Android e do Chrome OS, além de ser uma das principais identificações visuais do Google e seus vários serviços, como o app Inbox e a Google Play Music.

A empresa tornou publica a fonte alguns meses depois, mas agora o Google abriu o código da Roboto no GitHub, incluindo uma ferramenta "produtora de fontes" que foi usada para criar a Roboto originalmente.

Em um post no seu blog oficial, o Google afirma que a Roboto tornou-se, desde seu lançamento, uma parte importante da identidade visual da empresa nos últimos anos, mas agora quer tornar ela livre para qualquer pessoa modificá-la.

Lembrando que na semana passada foi noticiado que a Apple deve mudar a fonte de seus aparelhos na próxima atualização do iOS e do OS X. A San Francisco, criada para o Apple Watch, deve tornar-se a fonte padrão da empresa nos próximos anos. Mas não espere que ela abra o código como fez o Google.

Fonte: Google

Acompanhe tudo sobre:DesignINFO

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível