Fundador do 4Chan cria serviço de edição de imagens

O novo site Canvas terá ambiente controlado pelos administradores para evitar excessos nas fotos compartilhadas

São Paulo — Desde sua estreia, em 2003, o fórum 4Chan tornou-se conhecido como base de criação de centenas de imagens – engraçadas ou não – que circulam pela internet, incluindo as famosas fotos de gatos e outros animais nas mais diversas situações. Ciente do potencial criativo de sua comunidade, o americano Christopher Poole, fundador do serviço, anunciou nesta quarta-feira o lançamento do Canvas, fórum com ferramentas específicas para a edição de imagens na web.

De acordo com Poole, os usuários do novo site poderão fazer o upload e a edição de imagens a partir de um navegador, como o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, por exemplo. O Canvas oferece várias opções de ferramentas, como pincéis para desenhos, legendas e imagens auxiliares para ajudar no processo criativo. Para começar a trabalhar, o usuário é obrigado a criar uma conta no serviço.

A página oferece um recurso de classificação de material baseado em adesivos localizados na lateral da página. Para identificar um conteúdo, basta arrastar o símbolo para foto, indicando que ela é "inteligente", "curiosa", "duvidosa" ou "engraçada", por exemplo. O criador do 4Chan também afirmou que pretende tornar o espaço do serviço mais controlado, uma vez que o projeto original ficou marcado pelo excesso de piadas polêmicas, organização de ataques virtuais e até mesmo referências a pedofilia – tudo com proteção do anonimato.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.