Tecnologia

Fraudes online contra bancos americanos somam US$ 2 bi

Cerca de 2 milhões de americanos foram vítimas de golpes ao acessar serviços bancários online

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

Cerca de 2 milhões de usuários de serviços bancários online sofreram algum tipo de fraude nos Estados Unidos, nos últimos 12 meses. O prejuízo, representado pelo dinheiro desviado da conta das vítimas, alcançou 2,4 bilhões de dólares. Isto significa uma média de 1 200 dólares por golpe. A constatação é de uma pesquisa realizada pela consultoria americana Gartner, espcializada no ramo de tecnologia.

Segundo o vice-presidente de pesquisa da empresa, Avivah Litah, na maioria dos casos, não houve contato direto com as vítimas. Os fraudadores preferem usar programas de espionagem, instalados em páginas falsas que imitam as dos bancos em que o internauta mantém sua conta corrente, ou em pop-ups de promoções de vendas. Ao acessar essas páginas, o programa é instalado no microcomputador do usuário e passa a monitorar seus dados, como senhas e números de cartões de crédito.

Outra forma de roubar os dados das vítimas é por meio de falsos serviços de consultas por telefone, conforme Litah. A Gartner está sediada em Stamford e atende a mais de 10 mil clientes no mundo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025