Ford testa tecnologia que faz veículos se comunicarem em cruzamentos
Algoritmo presente em carros conectados sugere velocidade ideal para evitar acidentes
Ariane Alves
Publicado em 12 de outubro de 2018 às 05h55.
Última atualização em 12 de outubro de 2018 às 05h55.
São Paulo - A Ford apresentou nesta semana uma tecnologia capaz de conectar diversos carros e sugerir ações que podem diminuir a incidência de acidentes de trânsito em cruzamentos e contribuir para a economia de combustível.
Por meio da comunicação veículo a veículo (V2V), os carros conectados compartilham suas velocidades, posições e a direção dos trajetos. Um algoritmo, criado para o gerenciamento de prioridade nos cruzamentos ( Intersection Priority Management ), calcula qual carro deve ter a preferência e sugere a velocidade ideal para que a passagem pelo cruzamento seja feita com segurança.
Para desenvolver o sistema, que integra o programa de segurança e eficiência Autodrive, a empresa partiu da observação de como os pedestres se organizam naturalmente para calcular as prioridades de passagem, a velocidade ideal para evitar esbarrões e a necessidade de parar.
Outra intenção da Ford com a nova tecnologia é por fim à necessidade de semáforos nas ruas, já que o sistema se encarregaria de indicar as paradas e reduções de velocidade e a negociação entre os carros seria automática. Dessa forma, o algoritmo poderia também ser implantado em veículos autônomos .
Confira abaixo o vídeo de divulgação lançado pela Ford: