EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.
A Flextronics anunciou, nesta segunda-feira (4/6), a compra da Solectron por 3,6 bilhões de dólares. A transação vai criar um grupo com faturamento anual de 30 bilhões de dólares. Ambas são especializadas na produção de artigos eletrônicos. A Flextronics, sediada em Singapura, fabrica o console Xbox para a Microsoft, impressoras para a Hewlett-Packard e celulares da Motorola, entre outros. Já a Solectron, da Califórnia, é responsável pelos roteadores da Cisco, sistemas de armazenamento de dados da Sun Microsystems e redes de telecomunicações da Nortel, por exemplo.
Segundo o americano The Wall Street Journal, o acordo foi a forma encontrada pelas empresas para manter sua competitividade diante das pressões de preços e da elevada capacidade ociosa do setor em que atuam. Os acionistas da Solectron poderão optar por duas formas de pagamento. Na primeira, receberão 0,3450 ação da Flextronics por papel da Solectron, equivalente a 4,04 dólares por ação. A outra alternativa é receber, em dinheiro, 3,89 dólares por papel. A empresa estima que entre 50% e 70% das ações da Solectron serão convertidas em papéis da Flextronics.
A expectativa é que a transação seja concluída até o final do ano. Quando isto ocorrer, a Solectron será uma unidade da Flextronics, e seus acionistas representarão de 20% a 25% dos investidores da empresa resultante. A Flextronics espera que os ganhos de sinergia sejam notados plenamente em um prazo de 18 a 24 meses. A economia estimada é de 200 milhões de dólares.
A empresa resultante da fusão contará com cerca de 200.000 empregados, incluindo 4.000 engenheiros, e vai operar em 30 países. De acordo com o WSJ, o negócio foi anunciado em meio à reestruturação da Solectron. Em março, a companhia iniciaria um processo de cortes que poderia alcançar 1.500 pessoas. Um mês antes, porém, Michael Cannon deixou a presidência da empresa para comandar a área de operações globais da Dell. Paul Tufano, diretor financeiro da Solectron, foi nomeado presidente interino.