Financiamentos do BNDES podem ser vistos em mapa online
Projeto permite que internautas visualizem dados sobre financiamentos do BNDES e incluam informações sobre o impacto social causado nas comunidades
Da Redação
Publicado em 16 de abril de 2010 às 18h17.
São Paulo - Um mapa interativo online criado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) promete tornar mais acessível e transparente a política de financiamento do BNDES. Além de facilitar a visualização e localização dos dados, a ferramenta permite que o internauta inclua informações sobre os problemas e impactos dos projetos sobre as comunidades.
Inaugurada na última quarta-feira (14), a ferramenta tem cerca de 530 projetos registrados. A previsão é de que, ainda nesta semana, mais de 600 estejam registrados na plataforma. O objetivo do mapa é divulgar os valores distribuídos, mostrar quais empresas estão envolvidas, os impactos provocados por elas na comunidade e contemplar outras áreas de atuação, como desmatamento e problemas ambientais.
Com a divulgação, o Ibase quer incentivar debates públicos sobre a concentração da verba entre poucas empresas de setores específicos, como grandes hidrelétricas e a produção de etanol. O mapa está hospedado na Plataforma BNDES, um conjunto de organizações que monitoram socialmente o banco (entre elas o Ibase), e foi feito a partir de documentos e das informações do canal BNDES Transparente.
São contemplados os financiamentos feitos desde 2006, mas para a pesquisadora responsável pela ferramenta, Eugênia Motta, o conteúdo divulgado pelo banco ainda é insuficiente.
"Na primeira versão do canal BNDES Transparente, as informações antigas eram tiradas do ar. Hoje, mesmo com as informações antigas no site, tudo é muito resumido e há dados que o banco não divulga, como a classificação de risco ambiental do projeto", conta. Ela ressalta ainda que o mapa será atualizado e incrementado com novos recursos constantemente.