Tecnologia

Falha em chip obriga PF a recolher 11,6 mil passaportes

Por causa de uma falha embutida no chip dos novos passaportes, 11,6 mil pessoas terão de substituir seus documentos de viagem

Um lote de passaportes foi emitido com um defeito no chip que causa erros na leitura de caracteres acentuados (Reprodução)

Um lote de passaportes foi emitido com um defeito no chip que causa erros na leitura de caracteres acentuados (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 12h19.

São Paulo – A Casa da Moeda emitiu 11.601 passaportes com falha nos chips de identificação dos dados do cidadão brasileiro e eles terão de ser reemitidos. De acordo com um documento obtido pelo jornal Folha de São Paulo, os passaportes com defeito foram emitidos entre 2 de março e 6 de abril deste ano, totalizando 170 mil documentos. A lista completa (em formato PDF) está disponível no site da Polícia Federal.

Segundo a Casa da Moeda e a Polícia Federal, até o momento 50% dos documentos já foram trocados. O restante irá passar por um recall. Os cidadãos estão sendo solicitados a ir até o local onde foram emitidos os passaportes para realizar a troca gratuitamente. A falha identificada tem relação com erros de sinais gráficos nos dados do cidadão inseridos no chip. Embora os caracteres estejam impressos corretamente, segundo a Casa da Moeda e a PF, o erro faz com que os sistemas leiam “Jose” em vez de “José”.

Para evitar que haja problemas na leitura do chip instalado no passaporte e no embarque dos passageiros, autoridades migratórias também estão sendo informadas sobre o erro. A PF e a Casa da Moeda, no entanto, não confirmaram em quanto tempo essa troca será efetuada. Desde o dia 10 de janeiro deste ano, o Passaporte brasileiro é emitido com chip. O novo modelo traz um dispositivo eletrônico de gravação de dados acoplado no interior da capa do documento, protegido por certificação digital.

Acompanhe tudo sobre:#failChipsViagensviagens-pessoais

Mais de Tecnologia

NIO lança estação que realiza troca de bateria em apenas 3 minutos

Aeroportos registram queda no extravio de bagagens após implementação de novas tecnologias

Volta do presencial prejudica profissionais de tecnologia do Norte e Nordeste

IBM Consulting troca gerente geral para renovar foco em projetos de inteligência artificial

Mais na Exame