Tecnologia

Expansão da TV paga é reflexo da ofensiva de teles

Brasília - O avanço da base de assinantes de TV via satélite é reflexo da ofensiva das concessionárias de telefonia, que passaram a investir nesse segmento, concorrendo na linha de frente com as operadoras de TV a cabo. A Oi, por exemplo, lançou o serviço há um ano e, no primeiro trimestre, já havia conquistado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - O avanço da base de assinantes de TV via satélite é reflexo da ofensiva das concessionárias de telefonia, que passaram a investir nesse segmento, concorrendo na linha de frente com as operadoras de TV a cabo. A Oi, por exemplo, lançou o serviço há um ano e, no primeiro trimestre, já havia conquistado 283 mil clientes.

Segundo a operadora, desde o início do terceiro trimestre do ano passado, o serviço, denominado Oi-TV, respondeu por cerca de 20% das novas adições do segmento de TV por assinatura, mesmo não operando em todo o País. O pacote é ofertado nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

A Embratel entrou no mercado de TV paga via satélite em dezembro de 2008 e encerrou o primeiro trimestre com 444,42 mil assinantes, responsáveis por uma receita de R$ 79 milhões, o que representa um crescimento bastante significativo ante os R$ 48 milhões do mesmo período de 2009. No fim de março, a oferta do serviço, comercializado com o nome de Via Embratel, já alcançava 5.144 municípios, segundo a empresa.

A Telefônica, por sua vez, atingiu 487 mil clientes de TV paga no fim de março. O número agrega uma pequena parcela de assinantes de TV MMDS da TVA - a empresa não desmembra os dados. A operadora garantiu, no entanto, que a maior parte da base de clientes é do serviço Telefônica TV Digital, que é o serviço de DTH ofertado pela empresa, lançado em outubro de 2007. A Sky, líder no segmento de DTH, atende 2 milhões de assinantes. As empresas não informaram os números do semestre porque estão em período de silêncio para divulgação dos resultados semestrais.
 

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesTVTelevisão

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA