Tecnologia

Referências bibliográficas no padrão ABNT: saiba como fazer

Aprenda a fazer a citar sites em trabalhos científicos conforme as normas técnicas brasileiras

Patrícia Basilio
Patrícia Basilio

Redatora freelancer

Publicado em 21 de março de 2024 às 16h26.

Última atualização em 21 de março de 2024 às 16h33.

Com o avanço digital, incluir informações da internet em artigos e projetos científicos está cada vez cada vez mais comum. Mas para garantir ao leitor que a fonte é confiável e evitar problemas com plágio, é fundamental fazer a referência ABNT do site.

Criada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um órgão que padroniza técnicas de trabalhos científicos e tecnológicos. A última atualização das normas, em julho de 2023, passou a exigir que a citação dentro do texto seja em caixa alta e baixa (Ex: Exame, 2024). 

Quais os tipos de referências bibliográficas

Para padronizar a documentação de fontes, a ABNT classifica as referências bibliográficas em diversas categorias, incluindo artigos ou reportagens de jornais impressos disponíveis online, conteúdo de sites específicos e outros materiais digitais.

Existem três maneiras de fazer as citações. São elas:

  1. Artigo ou reportagem de jornal impresso disponibilizada online;
  2. Artigo ou reportagem de um site;
  3. Qualquer site que não se enquadre nas categorias acima.

Quais informações precisam aparecer nas referências

Para que as referências bibliográficas sejam feitas corretamente, é preciso separar as seguintes informações:

  • Autor do texto: e a pessoa, grupo de pessoas ou entidade responsável pela criação do conteúdo. Deve ser citado pelo último sobrenome em letras maiúsculas, seguido dos prenomes ou iniciais, se necessário;
  • Nome da empresa responsável pelo artigo: se o conteúdo foi produzido por uma empresa, o nome dela deve ser destacado em negrito, representando a entidade responsável pela publicação do material;
  • Título da página ou reportagem: refere-se ao nome dado ao documento ou à parte do documento consultado;
  • Local de publicação (se a informação estiver disponível): identifica a cidade onde o documento foi publicado. Essa informação é importante para casos de publicações impressas;
  • Dia, mês e ano de publicação: o dado que estiver disponível;
  • Seção em que o texto foi publicado: se houver;
  • Endereço eletrônico: para documentos acessados online, o URL completo deve ser incluído entre colchetes [], permitindo o acesso direto do material referenciado;
  • Data em que o acesso: indica quando o conteúdo foi consultado. Isso é importante, especialmente para conteúdos que podem mudar ao longo do tempo, como páginas da web;

(se não houver data, utilizar a sigla “s.d.” que significa “sem data”)

Vamos aos exemplos a seguir, de acordo com os padrões determinados pelas últimas atualizações da ABNT:

Como fazer referência de site

Quando o autor do texto é conhecido, a referência deve começar com seu sobrenome e nome, seguido por detalhes como o título do material, a fonte de publicação, a data e o link de acesso.

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: []. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

  • LOPES, André. CloudWalk chega a receita de R$ 1,5 bilhão e mira expansão para os EUA. Exame, São Paulo, 07 de maio de 2024. Tecnologia. Disponível em: [https://exame.com/tecnologia/cloudwalk-chega-a-receita-de-r-15-bilhao-e-mira-expansao-para-os-eua/]. Acesso em 07 mar. 2024.

No texto:

  • Lopes, 2024.

Referência sem autoria

A referência começa com o nome da publicação (como se fosse o autor), seguido com o título do texto ou da reportagem.

NOME da publicação, Título da matéria. Nome da publicação novamente, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: []. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

  • EXAME. CloudWalk chega a receita de R$ 1,5 bilhão e mira expansão para os EUA. Exame, São Paulo, 07 de maio de 2024, Tecnologia. Disponível em: [https://exame.com/tecnologia/cloudwalk-chega-a-receita-de-r-15-bilhao-e-mira-expansao-para-os-eua/]. Acesso em 07 mar. 2024.

No texto:

  • No lugar do nome do autor (que é desconhecido), entra o nome da publicação.

Exame, 2024.

Referência de relatório

Para referenciar um relatório conforme as normas da ABNT, é necessário seguir uma estrutura que inclui o autor ou organização responsável pelo documento, o título do relatório, a cidade e entidade responsável pela publicação, o ano e o endereço eletrônico de onde pode ser acessado, além da data de acesso. A estrutura detalhada para a referência de um relatório é:

Autor ou organização. Título do texto. Cidade: Responsável pela publicação, ano. Disponível em: []. Acesso em dia, mês e ano.

Exemplo:

  • WEF. Future of Jobs Report 2023. Genebra: WEF, 2023. Disponível: [https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023.pdf]. Acesso em 07 mar. 2024.

No texto:

  • WEF*, 2024

*Em caixa alta por ser uma sigla. A regra da ABNT determina que o nome de autores e instituições em citações no texto sejam em caixa alta e baixa.

Qual a importância das referências bibliográficas nas normas ABNT

O uso de referências em trabalhos acadêmicos e científicos permite validar as informações apresentadas, conferindo credibilidade e autoridade ao texto. Elas respaldam argumentos, teorias e dados, demonstrando se o autor realizou ou não uma pesquisa rigorosa e se está embasado em fontes confiáveis.

Além disso, as referências contribuem para a construção do conhecimento de forma colaborativa, pois permitem que outros pesquisadores acessem as fontes utilizadas, promovendo o diálogo acadêmico e a continuidade das investigações.

Adotar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as referências bibliográficas tem sua importância pela padronização que oferece. Essa uniformidade facilita a compreensão e a localização das informações citadas, independentemente da área de estudo, tornando o documento acessível e inteligível para um público amplo.

Utilizar as referências conforme as normas da ABNT também demonstra profissionalismo e respeito ao trabalho intelectual alheio. Isso envolve reconhecer devidamente as contribuições de outros autores e evitar o plágio, que é uma infração ética grave no meio acadêmico.

Leia também

Acompanhe tudo sobre:Tutorial

Mais de Tecnologia

Musk critica aliança Apple-OpenAI e ameaça barrar iPhone em suas empresas

Apple apresenta versão do iPhone com IA nesta segunda; veja o que esperar

LinkedIn atinge 75 milhões de usuários no Brasil com forte crescimento da Geração Z

Trabalhe como um streamer: Santander oferece 8 mil bolsas de estudo para gamers

Mais na Exame