EUA liberam uso de eletrônicos em pousos e decolagens de aviões
Será permitido o uso de smartphones e tablets em modo avião a partir do 'fim do ano'
Lucas Agrela
Publicado em 31 de outubro de 2013 às 12h14.
A FAA (Administração da Aviação Federal), agência responsável pelo setor nos EUA, anunciou hoje (31) que as companhias aéreas podem permitir o uso de eletrônicos em pousos e decolagens a partir do "fim do ano".
Entretanto, o uso dos aparelhos não será irrestrito. Ainda não será possível fazer ligações telefônicas ou acessar a internet via 3G ou 4G, por exemplo.
Será permitido o uso de videogames portáteis, como Nintendo 3DS e PSP, leitores de e-books, como o Kindle, e usar dispositivos móveis em modo avião.
A medida não libera imediatamente o uso de eletrônicos nos voos de todas as companhias. Será preciso que elas provem para a FAA que seus aviões são seguros o suficiente para isso.
"Acreditamos que nossa decisão de hoje honra tanto nosso compromisso com a segurança quanto o desejo dos passageiros de usar os dispositivos eletrônicos durante toda as fases de seus voos", disse o secretário federal de transportes Anthony Foxx, em um comunicado oficial.
Vale lembrar que, em 2011, o uso de um iPhone pode ter sido o responsável por desviar a rota de um avião "em vários quilômetros", segundo uma reportagem da Bloomberg . O timing do aparelho (iPhone) ser desligado coincidiu com o momento em que o problema de orientação da aeronave foi resolvido, disse o copiloto da aeronave.