EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h39.
A Ericsson, gigante sueca do ramo de equipamentos para telecomunicações, anunciou a sua maior aquisição deste ano. A empresa vai comprar a americana Redback Networks por 2,1 bilhões de dólares em dinheiro. A companhia fabrica roteadores para redes de banda larga. Com o negócio, a Ericsson pretende acelerar a absorção de conhecimentos sobre o mercado de tecnologias de protocolo para internet, cada vez mais demandadas por outros segmentos, como telefonia móvel, televisão e serviços online.
Essa tecnologia ganhou destaque com a convergência dos operadores para os chamados pacotes "triple play", nos quais o consumidor contrata de uma única vez os serviços de telefonia, internet rápida e televisão por assinatura.
O mercado mundial de roteadores para banda larga é dominado atualmente pela americana Cisco. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a empresa domina 51% do setor, à frente da Alcatel-Lucent e da Juniper, cada uma com aproximadamente 15% de mercado. A Redback possui 6%.
A aquisição divulgada nesta quarta-feira (20/12) mostra que a Ericsson quer adotar uma postura mais agressiva para competir nesse negócio. O mercado para esse tipo de equipamento movimentará cerca de 4,1 bilhões de dólares em todo o mundo, mas as projeções indicam que pode alcançar 5,8 bilhões até 2009.