Engenheiros testam com sucesso mini motor a jato criado com impressora 3D

Equipe testa micro turbina feita com partes metálicas fabricadas por técnica de impressão 3D

Um grupo de engenheiros da General Electric usou peças de metal criadas em uma impressora 3D para construir um mini motor a jato — e depois o aceleraram a uma velocidade de 33 000 rpm. O resultado foi mostrado em um vídeo divulgado no site própria da empresa.

As peças da pequena turbina, com cerca de 30 centímetros de comprimento por 20 de altura, foram fabricadas separadamente por meio de uma técnica chamada "derretimento direto de metal a laser" (DMLM, na sigla em inglês). O processo consiste em derreter um pó metálico com um laser de alta potência e depois moldá-lo, camada por camada. Assim, a peça vai sendo construída de maneira semelhante a uma impressora 3D tradicional. Depois de unir todos os componentes, a equipe submeteu a peça resultante a um teste parecido àquele pelo qual passam turbinas maiores.

No vídeo, o engenheiro David Bartosik, do Centro de Desenvolvimento de Aditivos de Aviação da GE, explica que a técnica possibilita desenhar outras geometrias que não eram possíveis antes. Outra vantagem é a diminuição do desperdício de materiais.

Enquanto a GE não constrói aviões comerciais inteiros com a técnica DMLM, algumas peças construídas da mesma maneira poderão ser usadas em breve. Recentemente, a empresa recebeu autorização da Administração Federal de Aviação (FAA) para produzir pequenos componentes metálicos, como bicos de abastecedores, para aeronaves comerciais.

https://youtube.com/watch?v=W6A4-AKICQU

Fonte: GE Reports

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.