Tecnologia
Acompanhe:

Embratel anuncia backbone com capacidade de 120 Tbps

Segundo a operadora, trata-se da primeira rede de última geração do Brasil com tecnologia optical transport network (OTN)

Novo backbone está preparado para serviços de "computação em nuvem" (Sean Gallup/Getty Images)

Novo backbone está preparado para serviços de "computação em nuvem" (Sean Gallup/Getty Images)

D
Da Redação

6 de março de 2012, 15h41

São Paulo - A Embratel anunciou ontem o lançamento de um backbone com capacidade inicial de 3,6 Tbps e que pode alcançar até 120 Tbps.

Segundo a operadora, trata-se da primeira rede de última geração do Brasil com tecnologia optical transport network (OTN). Desenvolvido para o mercado corporativo, o novo backbone está preparado para serviços de cloud services e dispõe também de sistema anti-falhas e recursos de redundância para ampliar a disponibilidade das aplicações de grandes empresas, bancos e datacenters.

A nova infraestrutura da Embratel atenderá inicialmente as capitais e principais cidades das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A expansão para a região Nordeste está prevista para o segundo semestre.

Os investimentos da nova rede não estão sendo divulgados de forma isolada, mas estão dentro do montante que o grupo América Móvil, controlador da Embratel, está fazendo no Brasil até o final de 2012.