TIM tem maior cobertura 4G no Brasil, mas Claro é a mais rápida
Estudo da OpenSignal analisou a oferta de internet 4G e a velocidade dos downloads das quatro maiores operadoras do País
Maria Eduarda Cury
Publicado em 16 de janeiro de 2020 às 10h00.
Última atualização em 16 de janeiro de 2020 às 11h00.
São Paulo - Sem prazo para a chegada da rede móvel de internet 5G, a corrida pelo melhor serviço de 4G continua no mercado brasileiro. De acordo com um novo estudo da Opensignal, empresa independente de análise de experiência de uso de redes móveis, a TIM é a operadora que oferece a maior cobertura para os usuários, enquanto a Claro lidera em termos de velocidade.
De acordo com o estudo, realizado em 36 cidades brasileiras durante 90 dias e levou em conta ainda os resultados das operadoras Vivo e Oi , a TIM tem seu sinal disponível para os usuários em 85,7% do tempo.
Na disputa por velocidade, a liderança é da Claro. A companhia registrou índices de de 21.5 megabits por segundo (Mbps). A Vivo ficou em segundo lugar com 15,1 Mbps, seguida pela TIM, com 12,4 Mbps. A Oi ficou na lanterna com apenas 8,9 Mbps.
A Claro, aliás, também garantiu a liderança na questão de experiência de vídeo. Ou seja, na qualidade de chamadas de vídeo e de reprodução de conteúdo de streaming. A empresa obteve 61,6 pontos contra uma pontuação de 59,8 da TIM.
Mas a TIM garante destaque em outra categoria: a operadora, além de entregar um 4G mais estável, também é a que tem a menor latência do ranking: 57.4 milissegundos. Na ponta oposta, a Oi tem latência com tempo de 68.4 milissegundos.
Disputa regional
A OpenSignal também analisou a performance de cada operadora por região. O único local onde as quatro operadoras empataram em experiência de vídeo foi no Rio de Janeiro . Em termos de disponibilidade de serviços a TIM liderou em todos os municípios. Em velocidade, a Claro levou a melhor em dois terços das cidades.