Tecnologia

Desbloqueio de celulares é legalizado nos EUA

Segundo órgãos da imprensa norte-americana, mudanças são um avanço em relação à flexibilização do direito autoral no país

celulares-dois-mao-460-jpg.jpg (.)

celulares-dois-mao-460-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - O escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos autorizou hoje uma série de mudanças no Digital Millennium Copyright Act (DMCA), conjunto de leis que regulam o setor no país.

De acordo com as novas leis, desbloquear seu celular para a troca de operadora ou para instalação de aplicativos não permitidos pelo fabricante deixa de ser uma infração. Exemplo de ação seria a instalação do Google Voice no iPhone.

A nova lei também permite ripar trechos de DVDs para fins educacionais e o desbloqueio de dongles (travas) de programas quando essa se torna obsoleta ou deixa de ser fabricada.

Em relação aos livros digitais, o novo código autoriza a leitura em voz alta mesmo até quando o arquivo possui mecanismos para coibir a prática. Consumidores cegos serão um dos privilegiados com a decisão.

Segundo órgãos da imprensa norte-americana especializada, as mudanças são um avanço em relação à flexibilização do direito autoral no país. O Digital Millennium Copyright Act é revisado a cada três anos.

"O Escritório do Direito Autoral reconheceu que as travas nos celulares serviam mais para amarrar os usuários às operadoras e marcas do que para proteger direitos autorais", declarou Jennifer Granick, diretor da Electronic Frontier Foundation, organização pelos direitos civis, em nota.

Neste momento, no Brasil, a Lei do Direito Autoral passa por uma consulta pública a fim de ser reformada e se adequar ao cenário do universo digital. A consulta estava programada para terminar no próximo dia 28, mas foi prorrogada sem prazo definido, por enquanto.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneSmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)TelecomunicaçõesLegislação

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs