Veículos pretos foram apreendidos por "transporte irregular de passageiros" (Spencer Platt/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 29 de julho de 2015 às 19h31.
São Paulo - Nesta quarta-feira (29), o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) apreendeu dois carros particulares pertencentes a motoristas do Uber.
A operação prendeu ainda outros seis veículos que, segundo o órgão, realizavam transporte irregular de passageiros.
O Detro, porém, não informou a quais empresas os outros carros pertenciam, ou se eram motoristas autônomos. Reportagem de INFO apurou que dois deles de fato pertenciam à rede de colaboradores do Uber.
Em nota, o órgão disse que transporte de passageiros mediante cobrança só é permitido a veículos que possuem alvará de táxi.
Os carros foram apreendidos em frente ao aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense. Cada motorista foi multado em 2 711 reais e ainda terá de arcar com os custos do reboque e do depósito.
Procurada pela reportagem, a assessoria do Uber informou que a empresa "não concorda com essas apreensões porque o serviço prestado pelo motorista parceiro da Uber não é de táxi. Acreditamos que os parceiros têm que ter seus direitos constitucionais de trabalhar (exercício da livre iniciativa e liberdade do exercício profissional) preservados".