Tecnologia

Definido padrão para carregador de celular sem fio

Com definição, fabricantes podem começar a desenvolver dispositivos compatíveis com o modelo

Celulares de qualquer marca poderão ser carregados por indução magnética (.)

Celulares de qualquer marca poderão ser carregados por indução magnética (.)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2010 às 18h44.

São Paulo - O dia em que qualquer celular poderá ser recarregado sem a necessidade de fios está mais próximo. O Wireless Power Consortium, formado por fabricantes de celulares e de componentes eletrônicos, já escolheu um modelo de indução magnética como padrão universal para o processo.

As especificações da interface, chamada de Qi, estão liberadas para membros do consórcio, e o lançamento público está marcado para o dia 30 de agosto. No novo padrão, o carregador terá 5 Watts de potência e terá uma base magnética com bobinas que serão acionadas na área onde o usuário coloca o celular.

Com a definição do padrão, as empresas que fazem parte do consórcio podem começar a trabalhar em dispositivos baseados em Qi. Todo o hardware compatível com a tecnologia será certificado e receberá um selo específico.

Já existem equipamentos de recarga de baterias sem fio, porém, por utilizarem tecnologia proprietária, não podem ser utilizados por qualquer dispositivo. "Para fabricantes, o padrão Qi oferece uma versátil gama de receptores e transmissores, fornecendo flexibilidade nas opções de design quando elas planejam seus produtos", explica o consórcio.

Leia outras notícias sobre celulares

Acompanhe tudo sobre:CelularesEnergiaEnergia elétricaIndústria eletroeletrônicaServiçosTecnologias sem fioTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Mais na Exame