China lança plano para acelerar transformação digital de pequenas e médias empresas até 2027
O novo plano da China busca transformar digitalmente as pequenas e médias empresas até 2027, com foco em inovação e uso de IA
Agência
Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 15h22.
China lança plano de ação para acelerar transformação digital de PME até 2027
Em 13 de dezembro de 2024, quatro departamentos do governo chinês, incluindo o Ministério da Indústria e Informatização, anunciaram o “Plano de Ação Especial para a Transformação Digital das Pequenas e Médias Empresas (2025-2027)”. O documento propõe uma abordagem estratégica e sistemática para promover a digitalização dessas empresas em todo o país, com o objetivo de modernizar o setor e impulsionar a inovação.
Objetivos do plano: digitalização e capacitação das PME
O plano busca integrar a transformação digital com a modernização de equipamentos, a implementação de projetos tecnológicos e a capacitação em inteligência artificial. Além disso, visa maximizar o uso de dados para aumentar a qualidade e eficiência dos serviços, além de lançar ações especiais de capacitação digital para as pequenas e médias empresas. A modernização tecnológica será um pilar fundamental para fortalecer a competitividade do setor.
Metas estratégicas até 2027: impacto nas PME
O plano estabelece metas específicas para o período até 2027. Uma das principais iniciativas é o desenvolvimento de cem cidades piloto, onde pequenas e médias empresas especializadas, refinadas, diferenciadas e inovadoras concluirão sua transformação digital.
Metas por nível e adoção de tecnologia
As pequenas e médias empresas piloto em nível provincial deverão alcançar o nível digital dois ou superior, enquanto as operações-chave dessas empresas no setor industrial deverão atingir uma taxa de digitalização de 75%.
A taxa de adoção de soluções baseadas na nuvem pelas pequenas e médias empresas deve ultrapassar os 40%.
Será criado um ecossistema digital que envolve a colaboração entre departamentos ministeriais e provinciais, além de integrar empresas de diferentes portes, adequando oferta e demanda em cenários estratégicos.
Promoção de modelos inovadores e replicáveis
Além disso, o plano busca criar modelos replicáveis de transformação digital, promovendo o desenvolvimento especializado, refinado e inovador das pequenas e médias empresas. Com isso, a China pretende fortalecer a base tecnológica e a competitividade do setor, criando um ambiente digital mais robusto para empresas de todos os portes.