Um dos principais problemas para quem assina o serviço de streaming Netflix no Brasil é o conteúdo limitado em comparação ao catálogo disponível em outros países, como os Estados Unidos.
Lá, as opções são muito mais vastas, com temporadas de séries mais atualizadas e filmes recém-lançados. Mas, se depender da vontade do criador e CEO da empresa, Reed Hastings, isso vai mudar.
Hastings falou sobre o assunto durante o lançamento do serviço na Austrália, na semana passada.
Ele discutia o fato de muitos usuários recorrerem ao uso de VPNs, e a apps como o Hola, que mascaram o verdadeiro endereço de acesso, para obter o catálogo completo.
"A solução básica é que o Netflix se torne global e faça com que seu conteúdo seja o mesmo ao redor do mundo, de forma que não haja incentivo para o uso de VPN. Assim podemos trabalhar na parte mais importante, que é a pirataria", disse Hastings ao Gizmodo australiano.
O problema é que essa abertura não depende apenas de uma decisão da empresa.
Os estúdios de Hollywood, que basicamente monopolizam o conteúdo cinematográfico disponível no serviço, tratam o tema com linha dura, redigindo contratos de distribuição específicos para cada região do planeta.
Pior: recentemente, até os usuários de VPN se tornaram alvo, e o Netflix tem sido pressionado para bloquear esse tipo de acesso.
Mas Hastings insiste que a questão da VPN é pequena se comparada à da pirataria tradicional.
"Um fato importante sobre a pirataria é que uma fração dela acontece porque os usuários não conseguem ter acesso ao conteúdo. Essa parte nós conseguimos consertar. Mas outra parte da pirataria ocorre porque eles não querem pagar. Essa é a parte difícil. Como uma indústria, precisamos consertar o conteúdo global", disse Hastings.
Felizmente, o CEO do Netflix não está sozinho nessa batalha. Em fevereiro, um representante da comissão europeia sobre o mercado digital também se posicionou contra o bloqueio geográfico, classificando-o como um tipo de discriminação.
São Paulo – Cinquenta milhões de pessoas usam o
Netflix no mundo inteiro. Em meio a séries de comédia,
filmes de ação e mais milhares de conteúdo, o serviço pode oferecer opções interessantes para
empreendedores . EXAME.com selecionou oito documentários disponíveis no Brasil e com legendas em português para os empreendedores se inspirarem na frente da TV.
2. Burt’s Buzz 2 /10(Getty Images)
O documentário conta a história do excêntrico Burt Shavitz, um dos fundadores da Burt’s Bees, marca de cosméticos americana. Shavitz cultiva uma barba enorme, vive em um chalé no interior do Maine, e distribui pessoalmente amostras grátis dos produtos. O filme mostra sua relação complexa com a companhia e seu estilo de vida.
3. Richard Branson: O Rei da Virgin 3 /10(Getty Images)
Richard Branson é um dos empreendedores mais notáveis dos últimos tempos. De gravadora de música a companhia aérea, Branson já se envolveu em quase todos os tipos de negócios. Neste documentário, o bilionário fundador do grupo Virgin fala sobre empreendedorismo, inovação e gestão de marca.
4. Steve Jobs: Como ele Mudou o Mundo 4 /10(Bloomberg)
A história de Steve Jobs já está na memória de muitos empreendedores. Este documentário traz um perfil de Jobs, explorando temas como a criação da Apple, a relação com Steve Wozniak e as crenças do empreendedor visionário.
5. Phil Knight: O Homem que Conduz o Mundo 5 /10(Getty Images)
Competitivo, imprevisível, genial. Para muitos, Phil Knight é um exemplo a ser seguido. Knight começou vendendo tênis de corrida no porta-malas do carro e virou um dos homens mais ricos do mundo com a Nike. Neste documentário, o cofundador da Nike mostra seu lado magnata e filantropo.
6. Mark Zuckerberg: A Verdadeira Face do Facebook 6 /10(Getty Images)
A vida de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, já foi tema de filmes de ficção, livros e estudos. Além do lado empreendedor, o documentário tenta mostrar outros aspectos da vida de Zuckerberg.
7. Hank: Cinco Anos Depois do Colapso 7 /10(Getty Images)
Produzido pela revista Bloomberg Businessweek, o documentário retrata a crise econômica de 2008, mostrando como Henry Paulson, secretário do Tesouro dos Estados Unidos na época, conduziu a crise para evitar um colapso.
8. Happy 8 /10(Divulgação/Happy)
Você sabe o que é felicidade verdadeira? Muitos empreendedores abrem negócios perseguindo esta resposta. Neste documentário, os produtores percorrem da Índia aos Estados Unidos, passando pelo Brasil, Japão e Dinamarca, em busca do segredo para ser feliz em várias partes do mundo e para diferentes culturas.
9. WalMart: The High Cost of Low Price 9 /10(Getty Images)
O alto custo do preço baixo é o mote desse documentário sobre a rede de supermercados Walmart. O impacto dos negócios da empresa nas comunidades locais e casos de abusos são discutidos no filme.
10. Agora, veja mais sobre empreendedorismo 10 /10(Reprodução/itunes.apple.com)