Tecnologia

Carro estaciona sozinho sob o comando do iPhone

Com o sistema Park4U, o motorista pode sair do carro e, com um toque no iPhone, mandá-lo estacionar numa vaga apertada

Volkswagen Sharan 2011 (Divulgação)

Volkswagen Sharan 2011 (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 11h03.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h53.

São Paulo — Imagine a cena: o motorista sai do carro e dá alguns toques no seu iPhone. Diante de olhares curiosos do público, o veículo manobra e estaciona sozinho numa vaga apertada. A demonstração foi feita pelo fabricante de autopeças francês Valeo no Salão Internacional do Automóvel (IAA, na sigla em alemão), em Frankfurt, Alemanha. O sistema, chamado Park4U, emprega sensores nos quatro lados do carro para detectar e medir a vaga. Depois, um controlador aciona o volante e o acelerador do carro para estacioná-lo.

O Park4U já é encontrado em alguns modelos de automóveis, como o Sharan, da Volkswagen, usado na demonstração. Mas, nesses carros, o motorista precisa controlar o acelerador e o câmbio. O Park4U cuida apenas do volante. Para a demonstração no IAA, a Valeo equipou o Sharan com um sistema mais completo, que permite controlar todo o processo remotamente, por meio de um aplicativo no iPhone. O controle remoto é interessante para vagas apertadas, onde não é possível abrir muito a porta. O motorista pode sair do veículo antes e comandar a manobra pelo iPhone. O Park4U funciona tanto em vagas transversais como longitudinais. Nestas últimas, ele requer uma distância livre de 56 centímetros atrás e na frente do carro (clique na foto para ver um vídeo de demonstração). 

var galeriaLinkVideo = '
https://youtube.com/watch?v=nZP8xaV3lCM%3Frel%3D0
';

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techCelularesFrankfurtFrankfurt Motor ShowiPhoneSalões de automóveisSmartphonesVeículos

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia