Tecnologia

Cabos submarinos do Google são devorados por tubarões

Transmissão de dados no fundo do oceano acaba por criar um campo eletromagnético que pode ser percebido pelos tubarões como um cardume de peixes


	Tubarão: em 1987, matéria do New York Times mostrava o interesse dos peixes por cabos da AT&T
 (Wikimedia Commons)

Tubarão: em 1987, matéria do New York Times mostrava o interesse dos peixes por cabos da AT&T (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 07h18.

São Paulo - O Google tem investido muito dinheiro recentemente em cabos submarinos, dedicados a tentar aumentar a velocidade de acesso e transmissão de dados para os seus muitos serviços. Uma parte desse orçamento, entretanto, tem sido dedicada a… tubarões.

Não, não é dessa vez que a empresa contratou Steven Spielberg para uma sequência do filme dos anos 70: o que acontece é que os tubarões adoram devorar os cabos submarinos, de maneira que a empresa está tendo de reforçar os fios com Kevlar, um material leve e muito resistente utilizado, por exemplo, nos uniformes do exército americano.

Foi o que declarou Dan Belcher, gerente de produtos do Google, em um evento em Boston. Mas por que os tubarões tentam morder os cabos?

De acordo com o site oAfrica, é porque a transmissão de dados no fundo do oceano acaba por criar um campo eletromagnético que pode ser percebido pelos tubarões como um cardume de peixes.

Não é a primeira vez, entretanto, que isso acontece: em 1987, uma matéria do New York Times mostrava o interesse dos peixes por cabos da AT&T.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetOceanosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Número de profissionais em cargos de cibersegurança cresceu 4,5% entre 2023 e 2024

Anatel libera ativação do sinal 5G para mais 506 municípios

Intel tem queda de 21,5% no pré-mercado – e deve demitir até 15 mil funcionários

Apple prevê crescimento impulsionado por IA apesar do mercado chinês

Mais na Exame