Tecnologia

Teles venderam 105 mil planos 4G no Brasil

São Paulo - O número de assinantes de telefonia móvel com serviços 4G contratados superou a marca de 105 mil usuários, de acordo com relatório da Agência Nacional...

Smartphones (Reprodução)

Smartphones (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - O número de assinantes de telefonia móvel com serviços 4G contratados superou a marca de 105 mil usuários, de acordo com relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As vendas foram efetuadas pelas operadoras TIM, Vivo, Claro e Oi apenas nas cidades onde estas redes já existem, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Brasília. 

As vendas de banda larga 4G são consideradas elevadas por analistas, uma vez que as redes com esta tecnologia atendem poucas regiões e os planos impõem fortes restrições, como modestas franquias de downloads. Em alguns planos, o usuário pode baixar, no máximo, 3 GB por mês em velocidade 4G antes de ter a qualidade de sua conexão degradada.

Segundo o relatório da Anatel, se somados todos os planos de telefonia disponíveis no Brasil, inclusive o uso de chips pré-pagos ativos (que fizeram ao menos uma chamada nos últimos 30 dias), há no país 265,5 milhões de celulares em uso.

 >> Veja tabela com INFOlab comparando os preços do 4G no Brasil

Somente em maio deste ano, 974 mil novas linhas foram habilitadas no país, o que representa um crescimento de 0,37% na base de assinantes em relação a abril.

A base de telefones pré-pagos ainda é muito maior que a de planos pós-pagos. Atualmente, há 211 milhões de acessos pré-pagos (79,65%) e 54 milhões pós-pagos (20,35%).  Desse total, 74 milhões de celulares possuem planos de dados contratados junto às teles. 

No mês de maio, diz a Anatel, a teledensidade (número de celulares por habitante) chegou a 134,24 acessos por 100 habitantes. Houve alta, portanto, de 0,31% sobre abril, quando o Brasil tinha 133,83 celulares para cada grupo de cem habitantes. O Distrito Federal é a região onde está a mais elevada "teledensidade", com 219,08 celulares para cada cem habitantes.

O Maranhão fica no outro extremo da lista, com 92,8 celulares para cada cem pessoas. Em números absolutos, São Paulo tem a maior fatia do mercado, com 64,164 milhões de celulares ativos, o que representa 24% do mercado nacional.

Acompanhe tudo sobre:AnatelCelularesIndústria eletroeletrônicaINFO

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025