Tecnologia

Brasil é o país que mais recebe ligações de spam na América Latina

Brasileiros recebem uma média de 37,5 ligações do tipo por mês

Estudo: Número de chamadas de spam recebidos por mês aumentou 81% de 2017 para 2018 (Getty Images/Getty Images)

Estudo: Número de chamadas de spam recebidos por mês aumentou 81% de 2017 para 2018 (Getty Images/Getty Images)

GG

Gustavo Gusmão

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 12h00.

Última atualização em 18 de outubro de 2018 às 12h00.

Se você recebeu uma ligação de telemarketing recentemente, saiba que não está sozinho. Uma análise da Truecaller, empresa por trás do app identificador de chamadas homônimo, revelou que o Brasil é o país que mais tem chamadas de spam na América Latina.

Segundo o estudo, conduzido durante junho, o brasileiro recebe uma média de 37,5 ligações do tipo por mês — uma média bem maior do que a de 21,9 do Chile, segundo colocado no ranking. E isso considerando apenas smartphones em que o aplicativo está instalado.

Os maiores vilões aqui no Brasil são as operadoras de telefonia. As chamadas feitas por elas representam 33% do total detectado pela Truecaller. As empresas de cobrança, que ligam para lembrar e renegociar dívidas, vêm logo atrás, com 24%, seguidas dos 21% das ligações classificadas como "indesejadas" — trotes e outros tipos de chamadas não solicitadas.

Empresas de telemarketing e de serviços financeiros, como bancos, fecham a lista de principais praticantes de spam telefônico, com 12 e 10% do total, respectivamente.

O curioso disso tudo é que, ainda que a prática seja condenada por usuários, ela aumentou (e muito) em quase todos os países da América Latina de 2017 para cá. A única exceção, na verade, é Porto Rico. No Brasil, considerando que no ano passado a média de ligações de spam foi de 20,7, o aumento foi de 81%.

"É mais do que uma chamada desse tipo para cada dia do mês", ressaltou Nick Larsson, responsável pela área de novos negócios e crescimento da Truecaller, em uma publicação no blog da empresa. O executivo também lembrou que, "em alguns casos, não é nem mesmo uma pessoa que fala, mas sim uma gravação".

Acompanhe tudo sobre:BrasilOperadoras de celular

Mais de Tecnologia

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista