Brasil e África do Sul ampliarão cooperação de proteção ambiental
Brasil e África do Sul assinarão cooperação na área de proteção ambiental que será levada, depois, à Conferência das Partes de Mudanças Climáticas (COP19)
Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2013 às 06h11.
São Paulo - Brasil e África do Sul assinarão nesta segunda-feira (16) em Foz do Iguaçú um Memorando de Entendimento sobre Cooperação na Área Ambiental que ampliará os acordos existentes desde 2008 no Ias, grupo trilateral de países que também inclui a Índia, informaram fontes governamentais neste domingo.
A assinatura do memorando bilateral será realizada durante a Reunião Ministerial do chamado Basic, bloco integrado por Brasil, África do Sul, Índia e China, que prepara uma proposta conjunta para levar à Conferência das Partes de Mudanças Climáticas (COP19), prevista para ocorrer entre os dias 11 e 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.
O acordo complementa, com uma óptica bilateral, o Memorial de Entendimento assinado em 2008 entre Brasil, África do Sul e Índia.
Brasil e África do Sul, como potências entre os países emergentes, contam com grandes povoações, inumeráveis riquezas naturais e características de produção agrícola similares, condições que permitem um trabalho de cooperação conjunta.