Tecnologia

Brasil criou mais de uma startup por dia em 2020, diz estudo da Embrapa

Abertura de novos negócios cresceu 40%

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

Entre os efeitos já conhecidos da pandemia na economia global está uma forte e acelerada digitalização dos negócios. E no Brasil não foi diferente. No início da crise de saúde, em 2020, mais de uma startup foi criada por dia no país.

É o que revelam os dados da Radar Agtech Brasil 2020-2021, um estudo realizado pela Embrapa em parceria com a SP Ventures e a Homo Ludens Research and Consulting e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para se ter uma ideia, novos negócios cresceram 40% no ano passado em relação a 2019. Além disso, o levantamento mapeou o nascimento de 1.574 startups especializadas no setor agropecuário, conhecidas como agtechs.

A maior parte desses empreendimentos atua na área de alimentos, gestão de propriedade rural e plataformas de sistemas e soluções de dados. Quase 50% deles está localizado na região Sudeste, seguido pelo Sul, Centro-Oeste, Nordeste e, por fim, Norte, com apenas 1,65%.

O setor de foodtechs, por exemplo, tem grande destaque para o empreendedorismo agropecuário, principalmente na categoria Alimentos inovadores e novas tendências alimentares, que representa quase 20% do total de startups mapeadas, "e tem muito empreendedor criando negócios nessa categoria, mas ainda é um campo difícil de conseguir investimento. O que tem atraído mais investidores são as agrofintechs e categorias de equipamentos, como drones", explica o analista Murilo Vallota da SP Ventures.

Acompanhe tudo sobre:InovaçãoStartupsParques tecnológicos

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs