Tecnologia

Banda larga pelo celular

Como acessar a internet rápida no desktop ou notebook com um telefone móvel

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h30.

Já dá para pôr o celular a serviço de uma conexão rápida à internet. Com a nova geração de celulares 2,5G é possível conseguir uma conexão em banda larga. Para estabelecer o acesso usando um desktop, é necessário ter um cabo específico que conecta o celular ao computador. O INFOLAB testou duas soluções desse tipo, uma com um micro de mesa e a outra com um notebook. Na primeira, usamos um celular LG DM 160, da Telesp Celular, e um micro rodando o Windows 2000. Para acessar a internet não é necessária a instalação de nenhum software: basta configurar o modem. No Windows, abra o Painel de Controle e clique em Opções de Telefone e Modem. Em seguida, na orelha Modem, clique em Adicionar.

O sistema vai perguntar se você deseja que o Windows detecte o modem-padrão de seu micro. Selecione a opção Não e clique em Avançar. Em seguida, aparecerá uma tela para iniciar a instalação do novo modem. Em Fabricantes, escolha Standard Modem Types e em Modelos opte por Standard 33600 bps Modem. Passe para o próximo passo. Nele, é preciso indicar a porta serial em que o conector do celular foi plugado.

De volta ao Painel de Controle, abra a opção Network e Dial-up Connections e clique no ícone Fazer Nova Conexão. Na tela Tipo de Conexão, escolha discar para a internet, que é a segunda opção do menu. Avance e, na próxima tela, escolha o item que diz: "Desejo configurar uma conexão com a internet manualmente ou através de uma rede local". Na tela a seguir, indique que deseja conectar-se à internet através de uma linha telefônica e um modem.

Avance e, na próxima tela, escolha um modem. Selecione o modelo que você acabou de configurar - Standard 33600 bps Modem. A seguir, desabilite a opção Usar o código DDD e as Regras de Discagem e, no quadro Número de Telefone, digite o número que foi oferecido pela operadora de celular. No caso da Telesp Celular, o número é #777.

Agora, aparecerá uma tela onde devem ser digitados o nome do usuário e a senha de acesso, que também são informados pela operadora. Clique em Avançar e dê um nome qualquer para essa conexão. Esse nome será necessário somente para identificar qual conexão de modem você vai utilizar para usar o celular.

Clique mais uma vez em Avançar e o Windows perguntará se você quer configurar uma conta de e-mail. Escolha Não. Então, é só dar um Avançar e concluir o processo.

Volte ao Painel de Controle e, já com o celular conectado ao cabo, faça a discagem. Quando esta for concluída é só abrir o browser e iniciar a navegação. Neste tipo de acesso, a maior velocidade possível é 115 Kbps, que é a máxima suportada pela porta serial do hardware.

No notebook
Para acessar a internet com um celular 2,5G e um notebook, é necessário usar um cartão PCMCIA específico que faz a conexão entre a rede de telefonia e o micro. Em nossa instalação, usamos um cartão GTran, um notebook Compaq Evo com o Windows 2000 e o cartão Gtran, que é dotado de uma pequena antena que funciona como um receptor de sinais.

Com o notebook, a primeira tarefa é instalar o software GT-Dialer, que vem num CD juntamente com o cartão G-Tran. A instalação do GTran é praticamente automática. Precisa-se apenas escolher o idioma que será utilizado pelo programa. Assim que se insere o cartão na entrada PCMCIA, o Windows o reconhece e instala na máquina os drivers necessários. Depois disso, basta abrir o programa GT-Dialer com o celular próximo ao notebook e fazer a conexão. Neste caso, a velocidade máxima permitida é a do próprio celular: 144 Kbps.

Palm Desktop
Sempre que você abre o Palm Desktop, o padrão é o programa apresentar os dados do Date Book - o caderno para anotação de compromissos. Se você quiser que outro aplicativo seja o primeiro a se apresentar, acione Tools/Options e, na orelha General, escolha a aplicação desejada: Address Book, To Do List ou Memo Pad.

Screensaver no XP
Crie um protetor de tela totalmente personalizado

Aqui vai uma dica para quem já está usando o Windows XP. Quer criar um protetor de tela totalmente personalizado, que ninguém tem igual? Reúna suas fotos digitais e outras figuras que você queira no diretório Meus Documentos \Minhas Imagens. Em seguida, clique com o botão direito na área de trabalho para abrir a caixa Propriedades de Vídeo. Passe para a orelha Proteção de Tela, abra a caixa de combinação com esse mesmo nome e escolha Apresentação de Slides com Minhas Imagens. Clique no botão Configurações para definir detalhes como o tempo que cada figura vai permanecer na tela, o tamanho com que será exibida ou mesmo indicar que as fotos estão em outro diretório, e não em Minhas Imagens. Feito isso, clique no botão Visualizar para ver uma prévia de seu screensaver. Não há dúvida: ele é exclusivamente seu!

Veja outras dicas sobre conexão à internet em www.uol.com.br/ info/aberto/ dicas/cat_76_0.shl

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China condena "repressão" contra suas empresas após inclusões em lista dos EUA

De parceria com Toyota a treinamento de robôs, Nvidia planeja expansão global

O plano do Bluesky para criar uma rede 'à prova de bilionários' — e o que isso significa

EUA rotula Tencent como "empresa militar chinesa"; ações caem até 9,8%