Tecnologia

Banco Mundial teme problemas causados pelo aquecimento global

Washington - O Banco Mundial teme que a temperatura do planeta aumente dois graus centígrados até 2040, o que provocaria 'dificuldades alimentares' e inundações,...

banco mundial (©afp.com / YOSHIKAZU TSUNO)

banco mundial (©afp.com / YOSHIKAZU TSUNO)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Washington - O Banco Mundial teme que a temperatura do planeta aumente dois graus centígrados até 2040, o que provocaria "dificuldades alimentares" e inundações, segundo um documento divulgado nesta quarta-feira.

"Temperaturas extremas poderiam afetar as colheitas de arroz, de trigo, de milho e de outros cultivos importantes, além de ameaçar a segurança alimentar dos países pobres", adverte a instituição.

O banco alerta que o índice de pessoas que sofrem desnutrição pode alcançar, a longo prazo, 90% em alguns países africanos.

Os países em desenvolvimento serão as primeiras vítimas, apesar de seus habitantes não serem os responsáveis pelo aumento da temperatura mundial, destacou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, na introdução do relatório.

De acordo com as previsões, a produção agrícola total da África subsaariana diminuirá a longo prazo em 10% e a região perderá 40% das terras dedicadas ao cultivo de milho em 2030.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteAquecimento globalClimaINFOMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs