Tecnologia

Atrasada, Microsoft começa teste de assistente de voz em PCs

Com atraso, a empresa começou a liberar a assistente pessoal Cortana para quem faz parte do programa de testes do Windows


	Satya Nadella e o ícone da Cortana: a assistente falante é novidade no Windows 10
 (Justin Sullivan / Getty Images)

Satya Nadella e o ícone da Cortana: a assistente falante é novidade no Windows 10 (Justin Sullivan / Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 7 de março de 2016 às 12h26.

São Paulo – A Microsoft liberou a versão de testes da assistente pessoal do Windows 10, chamada Cortana, com suporte para comandos de voz em português. O recurso para computadores estava prometido para 2015, mas chegou ao final da última semana, com dois meses de atraso.

Por enquanto, a Cortana pode realizar tarefas simples, como criar lembretes inteligentes. Eles podem ter horário definido ou não e também podem ser otimizados com base na localização do usuário.

Por exemplo, você pode pedir a ela que te lembre o nome de um livro quando estiver em casa ou de fazer uma ligação de negócios quando estiver no trabalho.

Somente os Insiders, pessoas que fazem parte do programa de testes do Windows 10, têm acesso às novidades da Cortana.

Sobre o atraso do início dos testes da assistente de voz em português, a Microsoft Brasil informou o seguinte: "Estamos muito animados em trazer Cortana ao maior número de clientes possível. Novos mercados pedem um trabalho extenso e testes na voz e dados locais, e o trabalho de nossa equipe é difícil para incorporar uma customização local significativa que leve em conta o que é importante em cada país e cultura".

Após a fase de testes, o recurso deve ser liberado para todos os usuários do Windows 10. No entanto, ainda não há uma data exata para que isso ocorra.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site