Tecnologia

Asus lança roteador "mais rápido do mundo" por R$ 1.700

Aparelho tem recursos para controlar o que seus filhos acessam na internet

Roteador: aparelho da Asus tem controle parental (Divulgação/Asus)

Roteador: aparelho da Asus tem controle parental (Divulgação/Asus)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 26 de novembro de 2015 às 21h08.

São Paulo – Em sua volta ao mercado brasileiro de roteadores, a Asus trouxe ao país um aparelho que tem preço sugerido de 1.700 reais.

Chamado RT-AC68U é o produto é dual-band e funciona no padrão 802.11ac. Isso permite que o aparelho transmita sinal Wi-Fi por meio da frequência de 5 GHz, que sofre pouca interferência de produtos caseiros, como telefones sem fio ou fornos microondas.

A velocidade máxima de transmissão de dados anunciada pela fabricante é de 1.900 Mbps, o que torna um dos mais rápidos do mercado. Para dispositivos que contam somente com Wi-Fi padrão N (por exemplo, todos os smartphones que custam menos de 1 mil reais) a velocidade máxima de transmissão é de 600 Mbps. Com base nessas especificações técnicas, a Asus chama seu roteador de "o mais rápido do mundo". 

Como o alcance da rede de 5 GHz é menor do que o da rede de 2,4 GHz, a Asus implementou uma tecnologia nesse roteador que detecta os aparelhos conectados e potencializa o sinal. A empresa diz que isso lhe garante uma cobertura 150% maior do que a outros roteadores. 

O RT-AC68U tem um recurso de compartilhamento de arquivos, como fotos e vídeos, assim como uma função que permite que pais controlem o que seus filhos acessam na web. 

Sobre a iniciativa de trazer esse roteador de 1.700 reais para o Brasil neste ano, a Asus informou o seguinte, em nota, a EXAME.com: "A Asus pratica constantes análises sobre o mercado, que incluem a observação das necessidades dos consumidores nos mais diferentes níveis, seja o usuário comum, corporativo ou entusiastas. Independentemente do cenário econômico atual, com o desenvolvimento constante de novas tecnologias e dispositivos conectados – muitas vezes simultaneamente – à internet, a exigência por maior estabilidade, alcance e banda de conexão é cada vez maior, e os roteadores exercem um papel essencial na resposta a essa demanda". 

A grande maioria dos roteadores de baixo custo à venda no mercado nacional, que custam até 150 reais, não têm suporte para o padrão Wi-Fi 802.11ac, nem os recursos oferecidos pelo aparelho da Asus. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasInternetempresas-de-tecnologiaWi-FiAsustek

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA