Apple Hosts Annual Worldwide Developers Conference (Kim White / Getty Images)
Da Redação
Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 10h36.
Em 2014, os desenvolvedores de aplicativos para iOS ganharam mais dinheiro do que a indústria de filmes conseguiu com a receita das bilheterias norte-americanas. A Apple pagou mais de 10 bilhões de dólares aos desenvolvedores no ano passado, valor que é acima do obtido nas bilheterias de Hollywood no mesmo período (10,15 bilhões de dólares segundo o Box Office Mojo).
Considerando que a Apple fica com 30% do lucro na venda de cada aplicativo em sua loja digital, isso faz com que o montante final chegue em 14,3 bilhões de dólares (cerca de 37,16 bilhões de reais).
É importante ressaltar que a bilheteria de cinema não é a única forma que Hollywood obtém seus lucros. Ele se estende até as vendas no varejo, serviços de streaming, licenciamento e muitos outros produtos e serviços que geram as receitas.
O Asymco apontou que a Apple também só paga uma porção da economia do aplicativo. Ao adicionar as plataformas concorrentes, o licenciamento de produtos relacionados e demais receitas, os apps provavelmente continuarão com um quadro geral superior ao de Hollywood.