Tecnologia

Apple e União Europeia retomam briga por impostos de US$ 15 bilhões

Em julho, a gigante de tecnologia americana teve uma inesperada vitória na segunda corte mais alta da Europa. Mas a vitória vai durar?

Evento da Apple acontece hoje – e deve deixar iPhone de lado (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

Evento da Apple acontece hoje – e deve deixar iPhone de lado (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de setembro de 2020 às 09h16.

A União Europeia (UE) está apelando contra uma decisão que favoreceu a Apple numa batalha judicial em torno de uma conta de impostos no valor de 13 bilhões de euros (US$ 15,2 bilhões).

Em julho, a gigante de tecnologia americana teve uma inesperada vitória na segunda corte mais alta da Europa, quando seus juízes argumentaram que a Comissão Europeia - braço executivo da UE - não apresentou evidências suficientes de que a Irlanda havia oferecido incentivos tributários ilegais à Apple entre 2003 e 2014.

No entanto, a vice-presidente da comissão responsável por questões de concorrência e política digital, Margrethe Vestager, disse nesta sexta-feira que o tribunal "cometeu uma série de erros", o que a levou a decidir pelo recurso.

A Apple ainda não se manifestou sobre a iniciativa da UE. A soma total de impostos - que é de 14,3 bilhões de euros, considerando-se juros - ficará depositada em uma conta caução até que o Tribunal Europeu de Justiça, a corte mais alta do bloco, anuncie um veredicto. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaAppleImpostos

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA