Tecnologia

Apple cria sistema que protege iPhone de quedas

A patente registrada pela Apple como “mecanismo de proteção para um dispositivo eletrônico” diz que pretende evitar danos em aparelhos como tablets, smartphones e laptops


	Os dados da patente ainda parecem limitados e não há uma previsão de que esteja em desenvolvimento avançado
 (Flickr.com/respres)

Os dados da patente ainda parecem limitados e não há uma previsão de que esteja em desenvolvimento avançado (Flickr.com/respres)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - Um sistema para smartphone percebe que o aparelho está caindo e ameniza a queda protegendo o dispositivo. A ideia pode parecer utópica, mas foi registrada pela Apple recentemente.

A patente registrada pela Apple como “mecanismo de proteção para um dispositivo eletrônico” diz que pretende evitar danos em aparelhos como tablets, smartphones e laptops - e menciona especificamente o iPhone.

O sistema utiliza um sensor para detectar quando o dispositivo estiver caindo e qual sua distância relativa ao solo. O posicionamento e a velocidade da queda podem ser medidos com a ajuda do giroscópio ou acelerômetro, mas a patente menciona também equipamentos mais sofisticados como GPS e sensores de imagens.

Os dados de como e quando o impacto irá ocorrer são alimentados a um processador, que deverá tomar a decisão de qual o melhor jeito de atingir o solo para evitar prejuízos. O processo lembra o movimento de um gato, quando este está caindo de costas e sempre consegue se virar para suavizar a queda.

E é justamente nesse momento que o sistema faz sua “mágica felina”. Após receber os dados e definir em qual posição o aparelho deve cair, o sistema reorienta e modifica o posicionamento do dispositivo durante a queda para que ele caia da forma mais suave possível.

Para isto a patente cita algumas soluções durante a queda: o movimento de uma massa ponderada dentro do dispositivo; uma espécie de asa que daria sustentação aerodinâmica ao aparelho; ou um mecanismo de impulso com propulsão a gás.

A patente também explora a possibilidade de cabos serem ejetados quando movimentos bruscos forem detectados para prevenir que o dispositivo seja jogado no chão.

Os dados da patente ainda parecem limitados e não há uma previsão de que esteja em desenvolvimento avançado. Mas a possibilidade de ter um smartphone que nunca sofre danos em quedas é bastante promissora.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesTecnologia da informaçãoApple

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático