Tecnologia

Apple corrige falha de segurança séria no iPad e no iPhone

A Apple liberou uma atualização para o sistema operacional iOS, usado no iPhone, no iPad e no iPod touch, com correções para diversas falhas

A atualização do sistema iOS corrige várias falhas, incluindo uma que afeta a câmera do iPhone quando ela é acionada na tela inicial (Reprodução)

A atualização do sistema iOS corrige várias falhas, incluindo uma que afeta a câmera do iPhone quando ela é acionada na tela inicial (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 8 de maio de 2012 às 10h45.

São Paulo — A Apple liberou uma atualização para seu sistema operacional iOS – usado no iPhone, no iPad e no iPod touch – com várias correções de bugs. Chamada iOS 5.1.1, a nova versão do sistema já está disponível para download e instalação. Entre os bugs corrigidos, há uma falha séria de segurança na versão móvel do browser Safari.

Essa falha foi descoberta no início de março pelo especialista David Vieira-Kurz, do site alemão MajorSecurity. Ela permite que uma página da web maligna, criada por criminosos, apareça no Safari como se fosse um site legítimo. Nesse caso, o endereço exibido pelo Safari é o do site legítimo, o que faz com que o usuário não perceba que está sendo enganado.

Num ataque desse tipo, a pessoa pode ser levada a fornecer, aos criminosos, informações pessoais como seu nome de usuário e sua senha para acesso a um site de banco. A Apple diz que a instalação do iOS 5.1.1 corrige essa falha e fecha outras duas brechas de segurança que também haviam sido descobertas há algumas semanas. 

Outros bugs

Além dos problemas de segurança, o iOS 5.1.1 repara outros bugs do sistema. Ele corrige, por exemplo, um defeito no sistema de transmissão de vídeo sem fio AirPlay; e outro que impedia o novo iPad de alternar entre redes celulares 3G e 2G em certas situações.

A Apple também melhorou o funcionamento do recurso de faixa dinâmica ampliada (HDR) da câmera do iPhone quando ela é acionada na tela inicial do sistema. A empresa consertou, ainda, uma falha na loja iTunes que levava o sistema a exibir uma mensagem dizendo que a compra não foi possível mesmo depois de a transação ter sido concluída.

O iOS 5.1.1 deve ser instalado em todos os modelos do iPad; no iPhone 4S, 4 e 3GS; e no iPod touch de terceira e quarta gerações. O download tem cerca de 57 megabytes. É recomendável fazê-lo através de uma rede Wi-Fi (não via 3G) se possível. Para iniciar a atualização, basta entrar no app Ajustes e tocar em Geral e, em seguida, em Atualização de Software.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularescrimes-digitaisEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneiPodseguranca-digitalSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Trabalhe como um streamer: Santander oferece 8 mil bolsas de estudo para gamers

5G atinge 25,92 milhões de chips ativos, mas representa apenas 10% da base móvel no Brasil

Bain compra plataforma de educação PowerSchool por US$ 5,6 bilhões e fecha capital

Enchente em Porto Alegre pode ser vista no Google Maps após atualização

Mais na Exame