Tecnologia

Anatel vai vigiar ligações de celulares e fixos, diz jornal

Monitoramento deve começar num prazo de seis meses, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, segundo reportagem da Folha de S. Paulo

O monitoramento da Anatel deverá começar pela telefonia celular (Jakub Krechowicz/SXC.hu)

O monitoramento da Anatel deverá começar pela telefonia celular (Jakub Krechowicz/SXC.hu)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h01.

São Paulo - A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai monitorar, pela internet, as ligações de celulares e telefones fixos. Ela poderá ter acesso aos números discados e recebidos, horário, data, valor e duração das ligações. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, em reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o texto, o monitoramento deve começar num prazo de seis meses, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas o objetivo é expandi-lo para todo o país. O monitoramento deverá começar pela telefonia celular, quando as centrais da Anatel se conectarão via internet aos escritórios das operadoras móveis, segundo a reportagem.

A compra das três primeiras centrais custou R$ 970 mil e foi publicada no “Diário Oficial”, no dia 31 de dezembro de 2010, véspera de ano novo.

À reportagem da Folha de S. Paulo, a Anatel afirmou que o monitoramento das chamadas será feito apenas com a autorização dos clientes e que não haverá acesso às conversas. A Constituição do Brasil, no entanto, só permite que a privacidade das ligações telefônicas sejam quebradas com autorização da justiça.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaTelecomunicaçõesAnatel

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA