Tecnologia

Anatel aprova normas de qualidade para telefonia fixa

A entidade passará a exigir que os call centers atendam com sucesso 95% das ligações dos usuários


	Além das decisões sobre a qualidade da telefonia fixa, a Anatel também determinou que a Unicel não terá mais autorização para explorar serviços de telefonia móvel
 (Steve Zazeski/sxc.hu)

Além das decisões sobre a qualidade da telefonia fixa, a Anatel também determinou que a Unicel não terá mais autorização para explorar serviços de telefonia móvel (Steve Zazeski/sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 16h30.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o regulamento de qualidade para a telefonia fixa, com metas para o completamento de chamadas e com exigência para o atendimento nos call centers das companhias. Serão enquadradas as operadoras que tenham mais de 50 mil clientes.

De acordo com as normas, que devem começar a vigorar daqui a 120 dias, pelo menos 93% das ligações locais terão que ser completadas. Já as ligações de longa distância locais e internacionais (DDD e DDI) serão obrigadas a ter um índice de sucesso de 92%.

As centrais de atendimento das companhias de telefonia fixa precisarão ser ainda mais eficientes, com uma meta de 95% para o atendimento das ligações feitas pelos usuários. O regulamento também busca reduzir a quantidade de erros verificados nas cobranças dos clientes e estabeleceu um limite de 2,5 faturas equivocadas para cada mil documentos emitidos por mês.

Unicel

A Anatel decidiu também extinguir a autorização da Unicel para a exploração do serviço de telefonia móvel. A empresa nunca chegou a operar e foi alvo de polêmica por estar ligada ao marido da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, que deixou o cargo após denúncias de tráfico de influência.

Segundo o relator do processo, Marcelo Bechara, a autorização da Unicel foi concedida a "título precário" e a companhia nunca chegou a apresentar as garantias de que poderia de fato atuar na área de telefonia celular. A Nextel chegou a tentar comprar a Unicel para poder utilizar essa autorização na região de São Paulo, mas hoje a Anatel também negou a anuência prévia para essa operação.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosTelecomunicaçõesCall centersAnatel

Mais de Tecnologia

Power banks estão proíbidos em voos, segundo nova norma de agência de aviação internacional

Starcloud se torna unicórnio e capta US$ 170 milhões para construir data centers no espaço

Celular no Google põe fim nas câmeras saltadas na traseira do aparelho

Macbook Neo expõe fragilidade do Windows ao levar experiência premium com preço mais baixo