Tecnologia

Ainda não há relação direta entre audiência na TV e Twitter

Relação parece ocorrer apenas a partir dos 17 pontos na audiência, mas há pouco tempo de análise


	Símbolo do Twitter: a medida que o programa se desenrola, a vontade de comentar diariamente diminui. No minuto a minuto o número de menções cai
 (Fred Tanneau/AFP)

Símbolo do Twitter: a medida que o programa se desenrola, a vontade de comentar diariamente diminui. No minuto a minuto o número de menções cai (Fred Tanneau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2013 às 11h02.

São Paulo - O Ibope ofereceu na manhã desta quinta-feira, 11, um workshop para imprensa, canais e anunciantes sobre o tema Social TV, trazendo alguns dados obtidos graças à parceria com a Qual Canal, startup que desenvolveu uma ferramenta para monitorar os comentários sobre programação de TV no Twitter em tempo real. Segundo Flávio Ferrari, sócio da Qual Canal, o Twitter foi a rede escolhida por ser a mais “real time” de todas que estão disponíveis.

Juliana Sawaia, gerente da área de learning & insights do Ibope Media, apresentou dados da pesquisa sobre social TV realizada em 2012, que deve ser atualizada em 2013: 96% dos internautas assiste TV regularmente; 41% dos que assistem televisão regularmente, têm Internet em seus lares; 43% assiste TV e usa Internet ao mesmo tempo; 29% desse público faz comentários simultâneos.

Matt Drinkwater, diretor de Mid Market do Twitter, afirmou que 50% dos usuários da plataforma a utilizam enquanto assistem TV e que os programas de televisão costumam ser um dos temas mais comentados na rede social, com 25% das menções. No Brasil, o executivo destacou a performance do “Domingão do Faustão”, um dos mais comentados, costuma ter entre 15 mil e 30 mil menções aos domingos. “Estamos conversando com todos os grupos de mídia sobre a possibilidade de esticar essas conversas”, conta Matt.

A equipe da Qual TV, que vem trabalhando no desenvolvimento de ferramentas para que tanto os canais de televisão quanto os anunciantes e agência possam relacionar o share no Twitter e o share de audiência das atrações para calibrar suas estratégias de programação e comunicação. Anderson Fér, sócio-fundador da startup, apresentou o indicador viral índex (VI), que é o potencial que o conteúdo tem de ser compartilhado. A Qual TV estabeleceu um quadro para classificar os programas em zonas quentes e frias e entender o potencial que cada uma delas tem na rede e potencializar a utilização. “A sugestão para anunciantes e agências é levar em conta o VI na hora de elaborar estratégias de campanha. Tudo é novo, mas é preciso aprender a conviver com essas métricas”, diz.

Aplicação

A Leo Burnett já usou com sucesso o VI para decidir uma ação de merchandising em novela, como conta o gerente de pesquisa de mídia da agência, Diego Ferreira. A agência usou o VI junto com os índices de alcance e audiência do programa. “É um número que eu não posso deixar de olhar”, explica o publicitário.

O analista do Ibope Media, José Calazans, disse que ainda não é possível estabelecer uma relação direta entre a repercussão no Twitter e a audiência na televisão porque há pouco tempo de análise (a equipe está há um mês analisando 30 programas e buscando as relações com o VI). “Por enquanto não há correlação. Somente a partir dos 17 pontos na audiência parece haver alguma correlação”, diz o analista.

Calazans destaca alguns achados. “Uma das descobertas é que a medida que o programa se desenrola, a vontade de comentar diariamente diminui. No minuto a minuto o número de menções cai”. Ele afirma que o Ibope continua se debruçando sobre os dados para descobrir outras relações. “O Twitter e a audiência podem não estar relacionados diretamente, mas as pessoas comentam por vários motivos diferentes, que são parecidas com a decisão de assistir a um programa. A correlação direta não é simples”, diz.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetIbopeInternetRedes sociaisTelevisãoTVTwitter

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro