Celular com 4G: para relatório, evolução mais significativa em número de acessos verificada no período se deu no segmento móvel da banda larga pelas redes 3G e 4G (REUTERS/Arnd Wiegmann)
Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2013 às 17h00.
São Paulo - O Brasil atingiu 122,4 milhões de acessos à Internet em banda larga fixa e móvel em outubro, segundo relatório divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) nesta sexta-feira, 22. O número representa um crescimento de 43% em 12 meses.
O documento aponta que, nesse período, 37 milhões de novas conexões foram adicionadas à base de clientes, ao ritmo de 1,4 nova conexão por segundo.
De acordo com o relatório, a evolução mais significativa em número de acessos verificada no período se deu no segmento móvel da banda larga pelas redes 3G e 4G, com 54% de alta em relação a outubro de 2012.
A Internet rápida pela rede móvel alcançou um total de 100,8 milhões de acessos, sendo 85,6 milhões de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,2 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à Internet e chips de conexão máquina-a-máquina (M2M).
Já a banda larga fixa chegou a 21,6 milhões de conexões em outubro. Desse total, 1,7 milhões de conexões foram ativadas nos últimos 12 meses, com crescimento de 11% no período.
A quantidade de acessos em banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm Internet de alta velocidade.