Tecnologia

Acesse seu micro a distância

Oito passos para usar o PC remotamente (e sem qualquer complicação)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.

Imagine você em Bruxelas, na Bélgica, precisando de uma informação que está na sua casa, em Belo Horizonte. Tarefa impossível? Não. Pelo menos se você tiver o freeware VNC, Virtual Network Computing, da AT&T, instalado, e condições de saber o IP de seu micro no momento. Para quem tem banda larga com IP fixo, isso é moleza. Com broadband e IP dinâmico, ou linha discada, com o IP mudando a cada conexão, isso é mais complicado, mas não impossível.

O software VNC permite que o usuário acesse via internet o seu PC e use qualquer programa ou aplicativo instalado nele. Veja como isso é feito em apenas oito passos.

1 - Faça o download do software, que está disponível no site de INFO (http://www.uol.com.br/info/ aberto/download/1273.shl). Além de ser gratuito, tem apenas 966 KB.

2 - O arquivo baixado está zipado e ao ser descompactado cria duas pastas diferentes: a VNC Viewer e a WinVNC. A primeira é o cliente, que não será preciso instalar -- e que você pode guardar num disquete para usar, se quiser, quando estiver longe do micro. A segunda pasta contém o programa que deve ser instalado no "servidor", ou seja, na máquina que será acessada.

3 - Clicando duas vezes na pasta WinVNC, a instalação é iniciada. O processo é simples e rápido. Inicialmente o software alerta que, se uma outra versão do VNC já estiver instalada na máquina, ela deve ser totalmente removida antes de a instalação ser iniciada. Depois o usuário lê o termo de uso e define onde quer instalar o programa.

4 - Na primeira vez que o VNC é utilizado ainda é necessário fazer algumas configurações no programa. Para isso, é mostrada uma tela na qual o usuário define uma senha e quantos computadores poderão acessar o micro ao mesmo tempo.

5 - Ainda nessa mesma tela o usuário pode definir se durante o acesso do micro o mouse e o teclado estarão desativados. Essa opção é interessante para quem precisa dar cursos a distância e quer mostrar alguma tela de seu computador para os alunos sem que eles modifiquem as informações.

6 - Finalizada essa instalação, o software já está pronto para oferecer o acesso remoto do micro. A pessoa que irá acessar esse PC de qualquer lugar do mundo só precisará de uma cópia do VNC Viewer (aquela contida na primeira pasta que aparece após a descompactação).

7 - Se você estiver sem uma cópia do Viewer em disquete, poderá resolver isso via internet, buscando-a em sua própria máquina. Como? Digitando no browser o número IP do seu "servidor" seguido da porta 5800. Se o IP for 10.76.18.65, o comando será 10.76.18.65:5800. Acessado o IP da máquina, aparecerá uma tela de autenticação, onde será necessário digitar a senha que foi definida na configuração do programa. Assim que a senha é fornecida aparece o desktop da máquina desejada.

8 - Para quem prefere carregar o arquivo do VNC Viewer em um disquete (o programa tem apenas 172 KB), basta rodar o disquete e aparece a tela para fornecer a senha que dá acesso à máquina "servidor". Pronto! O micro de Belo Horizonte fica disponível logo ali, em Bruxelas.

Antes de começar...

O VNC não é exclusividade de usuários de Windows. Ele também está disponível para quem utiliza Linux, OS/2, Solaris, Amiga e Unix. Também existem versões beta para Macintosh e Windows CE. Mas há algumas condições para utilizar o software. A mais importante delas é ter IP fixo ou conseguir saber o número IP no momento do acesso, já que é necessário possuir o endereço da máquina para acessá-la.

Para saber qual é o número IP, basta abrir a tela do DOS e digitar o comando winipcfg ou ipconfig, no Windows. Para Linux, no console da máquina digite ifconfig. No caso de usuários de Macintosh o número IP é visualizado na opção TCP/IP, que está no comando Control Panels do Menu da maçã. Também é importante levar em consideração que o VNC não funciona num micro protegido por um firewall, a não ser que o usuário dê um comando que torne o seu IP acessível externamente.

Para mais tutoriais, vá a http://www.uol.com.br/ info/aberto/dicas/

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Banco do Brasil se torna primeiro emissor Visa para pagamentos por aproximação nos relógios Garmin

CEO da CrowdStrike é convidado a depor no Senado dos EUA sobre falha que afetou PCs Windows

Starlink quer adicionar 7,5 mil novos satélites na rede acessada pelo Brasil

Mais na Exame