Exame Logo

88 de cada 100 no mundo respiram ar ruim; veja piores países

88 de cada 100 no mundo respiram ar ruim; veja piores países

Prenda a respiração (ChinaFotoPress/Stringer)

Vanessa Barbosa

Publicado em 15 de maio de 2014 às 08h44.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h52.

Cerca de 3,7 milhões de pessoas, número maior que a população do Uruguai, morreram, em 2012, por problemas de saúde relacionados à poluição do ar nas cidades. É um quadro que não dá sinais de melhora. Um novo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) com 1.600 cidades de 91 países constata que apenas 12% da população total destes complexos urbanos respiram ar conforme as normas da OMS. Ou seja: 88 de cada 100 no mundo respiram mal. No Brasil, segundo dados da entidade, a concentração média de poluentes em suspensão no ar é de 40 microgramas por metro cúbico (mg/m³), o dobro do nível considerado seguro. Já na China, cuja capital é atormentada pela poluição, a concentração é de 90 mg/m³, segundo níveis de 2010. Isso é quase cinco vezes o considerado seguro para a saúde. Para não oferecer riscos à saúde, a concentração anual dessas partículas na atmosfera deve ser de no máximo 20 microgramas por metro cúbico (20 mg/m3). No entanto, a média mundial é de 71 mg/m3. Em algumas regiões, essas taxas superam em até 14 vezes o nível indicado pela OMS.
  • 2. 1- Paquistão

    2 /11(Getty Images)

  • Veja também

    Concentração de PM10: 282 mg/m3 A concentração de partículas de poeira em suspensão no Paquistão é quase 14 vezes a média considerada segura para a saúde humana. Trânsito caótico e gente com máscara no rosto para se proteger da densa massa de poeira no ar são marcas do país, que tem a pior qualidade atmosférica do mundo, segundo a OMS.
  • 3. 2 – Afeganistão

    3 /11(REUTERS/Omar Sobhani)

  • Concentração de PM10: 268 mg/m3 No segundo país com pior qualidade do ar, a concentração de partículas de poeira em suspensão é 13 vezes a média considerada segura pela OMS.
  • 4. 3 – Bahrein

    4 /11(Divulgação)

    Concentração de PM10: 254 mg/m3 A produção e o refinamento de petróleo são fonte importante de dividas para este pequeno país no Golfo Pérsico, respondendo por 60% das exportações e 30% do PIB. Mas a atividade também é fonte de poluição do ar, cuja concentração de partículas perigosas chega a 12 vezes o considerado seguro.
  • 5. 4 - Senegal

    5 /11(Official U.S. Navy Imagery)

    Concentração de PM10: 179 mg/m3 No Senegal, o rápido desenvolvimento econômico nas últimas décadas não veio acompanhado de um planejamento urbano adequado. É comum em comunidades rurais o uso de carvão e lenha, que liberam no ar fuligem com monóxido de carbono e compostos de enxofre. Outra fonte de poluição que preocupa é a queima de combustível fóssil, que inclui derivados de petróleo e, em menor escala, de gás natural. Por lá, a concentração de partículas nocivas é quase nove vezes superior ao nível considerado seguro.
  • 6. 5 – Qatar

    6 /11(Getty Images)

    Concentração de PM10: 175 mg/m3 Sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar é o quinto país na lista da ONU com pior qualidade do ar. A concentração de partículas poluentes no ar é quase nove vezes o considerado seguro pela OMS.
  • 7. 6 – Bangladesh

    7 /11(Getty Images)

    Concentração de PM10: 163 mg/m3 Geração de energia e processos industriais que queimam combustível fóssil, principalmente carvão, são os principais responsáveis pela poluição atmosférica em Bangladesh. No sexto país com a pior qualidade do ar, os níveis de poluentes em suspensão extrapolam em oito vezes o considerado seguro.
  • 8. 7 – Emirados Árabes

    8 /11(Wikimedia Commons)

    Concentração de PM10: 161 mg/m3 Dono de uma das maiores reservas de petróleo do planeta, os Emirados Árabes experimentaram um grande desenvolvimento econômico nas últimas três décadas. O boom de indústrias do setor petroquímico e de gás, no entanto, teve como consequência a queda na qualidade do ar do país, ocasionada também pela emissão dos transportes. A média anual de concentração de partículas é oito vezes o nível considerado seguro pela OMS.
  • 9. 8 - Mongólia

    9 /11(Getty Images)

    Concentração de PM10: 140 mg/m3 Fronteiriça à Rússia, a Mongólia vive um paradoxo: ao mesmo tempo que é conhecida mundialmente como “A Terra do Céu Azul” também é um dos países com o ar mais poluído do mundo. Segundo a OMS, a concentração na atmosfera das partículas inaláveis de poeira chega a ser sete vezes o considerado seguro.
  • 10. 9 – Egito

    10 /11(Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

    Concentração de PM10: 136 mg/m3 As principais fontes de poluição no país são as indústrias, que emitem chumbo, gases e poeira de cimento, o transporte e a prática de queima de resíduos da agricultura. Durante o outono, a capital Cairo sofre com a fuligem das queimadas de restos de cultura, como palha de arroz. A média anual de poluentes em suspensão no país ultrapassa em sete vezes o considerado seguro para saúde.
  • 11. 10 – Índia

    11 /11(Blog 360meridianos)

    Concentração de PM10: 134 mg/m3 O apetite insaciável da Índia por carvão tem um preço alto: pelo menos 115 mil mortes por ano. A nação é a segunda mais dependente dessa fonte para geração de energia elétrica, atrás apenas da China. Em média, a concentração de partículas nocivas em suspensão no ar no país são seis vezes o considerado seguro pela OMS.
  • Acompanhe tudo sobre:INFOMeio ambientePoluiçãoPreservação ambiental

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame