Exame Logo

8 serviços para medir sua influência nas redes sociais

Oito serviços gratuitos que mostram quanta importância as pessoas dão ao que você diz no Twitter, no Facebook e em outras redes sociais

Quem é influente vale mais (Gabriella Fabbri / SXC)

Maurício Grego

Publicado em 23 de março de 2012 às 14h24.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h25.

São Paulo — Quer ser um mestre na arte de fazer amigos e influenciar pessoas nas redes sociais ? Estas oito ferramentas não vão transformá-lo num Justin Bieber, com seus 19 milhões de seguidores no Twitter . Mas elas permitem avaliar como você está se saindo, além de fornecer dados para que amplie sua influência. São muito úteis para profissionais que buscam se destacar e para empresas interessadas em divulgar marcas e produtos. Os oito serviços que apresentamos são gratuitos. Mas a maioria exige que você se registre e autorize o uso dos seus dados pessoais presentes no Facebook , no Twitter e em outras redes. Clique nas fotos para vê-los.
  • 2. Klout é o medidor mais completo

    2 /9(Reprodução)

  • Veja também

    Redes analisadas: Twitter, Facebook, LInkedIn, Fousquare, Google+ O Klout é um dos mais completos e bem elaborados medidores de influência em redes sociais, e também um dos mais conhecidos. Ele leva em conta mais de 30 variáveis para calcular o índice de influência. São coisas como o número de pessoas que curtiram as publicações do usuário no Facebook e a quantidade de retuítes que seus posts tiveram no Twitter. O site diz que faz esse cálculo para mais de 100 milhões de pessoas. De fato, basta que alguém tenha uma conta ativa no Twitter para que apareça no Klout. É possível consultar dados de outras pessoas e fazer comparações. O site ainda classifica os usuários em 16 categorias como Observador, Socializador ou Celebridade.
  • 3. PeerIndex traça o mapa da influência

    3 /9(Reprodução)

  • Redes analisadas: Twitter, Facebook, LinkedIn, Quora, blogs O PeerIndex avalia a atividade do usuário em várias redes e calcula um índice que mede seu patrimônio social. Ele também mostra quem influencia a pessoa e quem é influenciado por ela. Determina, ainda, os tópicos em que o usuário é influente. Esses tópicos são agrupados em oito áreas. É possível visualizar um gráfico mostrando a distribuição da influência pelas áreas. Como o Klout, o PeerIndex tem um serviço que permite, às empresas, oferecer brindes e promoções a pessoas consideradas influentes. Mas, em geral, as ofertas publicadas não são válidas no Brasil.
  • 4. GetAboutMe decifra o Facebook

    4 /9(Reprodução)

    Rede analisada: Facebook O GetAboutMe avalia a atividade do usuário no Facebook e a maneira como o conteúdo publicado por ele reverbera na rede social. Depois, determina sua avaliação social. Uma avaliação F indica que ninguém liga para o que a pessoa escreve. Um A significa que ela é uma superestrela do Facebook. Se os posts do usuário são curtidos por muita gente e recebem muitos comentários, a avaliação sobe. Senão, ela desce. Há, também, estatísticas como quem mais curtiu as atualizações, quantos posts não tiveram comentários e os horários e dias em que o usuário esteve mais ativo no Facebook. Os resultados são apresentados na forma de um infográfico. Outros dois infográficos com informações adicionais poder ser obtidos curtindo o GetAboutMe no Facebook. Mas o usuário só pode avaliar sua própria conta. Não é possível ver como outras pessoa se saem.
  • 5. Kred separa influência de generosidade

    5 /9(Reprodução)

    Rede analisada: Twitter O Kred determina dois índices: influência e alcance. A influência, medida numa escala de 0 a 1.000, expressa a habilidade de inspirar outras pessoas a agir. Esse índice cresce quando os tuítes da pessoa geram retuítes ou respostas. Já o alcance é uma espécie de avaliação da generosidade do usuário no Twitter. Esse número, que vai de 0 a 12, aumenta quando a pessoa interage com outros ou faz retuítes. É comum celebridades terem influência elevada e alcance baixo. O Kred ainda tem alguns recursos adicionais, como uma lista de atividades recentes do usuário e a possibilidade de ver em quais temas ele é influente.
  • 6. Twitalyzer agrega os índices

    6 /9(Reprodução)

    Rede analisada: Twitter Além de calcular seu próprio índice de influência no Twitter, o Twitalyzer agrega dados dos serviços Klout e PeerIndex. Ele informa índices parciais relativos a aspectos como impacto, generosidade, influência e engajamento, além de dados como o número de retuítes da pessoa. O acesso básico é gratuito, mas há funções adicionais pagas (desde 4,99 dólares por mês), como a visualização dos indicadores ao longo do tempo e a exportação dos dados para análise.
  • 7. TweetLevel dá dicas para ser influente

    7 /9(Reprodução)

    Rede analisada: Twitter O TweetLevel, criado pela empresa de relações públicas Edelman, usa 40 diferentes parâmetros para avaliar a influência de uma pessoa no Twitter. Junto com o resultado, vêm explicações (em inglês) sobre como o usuário se sai em quatro aspectos diferentes e sugestões para aumentar a influência. O TweetLevel também permite pesquisar assuntos. Nesse caso, o site mostra um gráfico com a variação das citações daquele tema ao longo do tempo, uma lista de quem é influente nele o outros dados.
  • 8. TweetGrader é a régua do Twitter

    8 /9(Reprodução)

    Rede analisada: Twitter O TweetGrader compara a atividade de uma conta no Twitter com dados estatísticos da rede social para situá-la numa escala de influência de 0 a 100. Fornece também dados como a posição do usuário no ranking do Twitter. Um recurso interessante é o que informa quem são os tuiteiros mais influentes numa determinada cidade. Pode ser útil para um empresa interessada em divulgar produtos ou serviços numa região específica, por exemplo. O site não requer inscrição para ser usado.
  • 9. Twitter Counter soma seguidores

    9 /9(Reprodução)

    Rede analisada: Twitter O Twitter Counter não mede propriamente a influência. Em vez disso, ele apresenta estatísticas como o número de tuítes e o de seguidores. Gráficos mostram a variação desses dados ao longo do um período de até três meses (até seis meses se você mandar um tuíte divulgando o site). Itens adicionais, como o número de menções e retuítes, podem ser obtidos na versão paga do serviço (desde 15 dólares por mês).
  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingFacebookInternetRedes sociaisTwitter

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame