Tecnologia

72% das escolas do país têm banda larga

No total, 47 mil escolas já contam com conexão rápida; meta é atingir 64 mil até o final do ano

No primeiro semestre de 2010 mais 4.206 escolas foram inseridas no programa (.)

No primeiro semestre de 2010 mais 4.206 escolas foram inseridas no programa (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Estudantes de 47.204 escolas públicas urbanas de todo o Brasil já contam com acesso à internet de alta velocidade. É o que mostra o novo balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o Programa Banda Larga nas Escolas.

O número de instituições beneficiadas representa 72,75% dos estabelecimentos municipais, estaduais e federais localizados em zona urbana no país. A meta do programa, lançado em 2008, é conectar todas as 64.879 escolas urbanas até o fim deste ano.

De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2010 mais 4.206 escolas foram inseridas no programa. Os estados com maior número de instituições que passaram a ter conexão à internet em banda larga foram São Paulo (826), Minas Gerais (746), Maranhão (408) e Bahia (318).

Já as unidades da federação com menos estabelecimentos beneficiados entre janeiro e junho de 2010 estão na região Norte: Roraima (10), Amapá (16) e Acre (17). A relação completa das escolas beneficiadas estará disponível no site da Anatel.

O Diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros, ressalta a importância da banda larga nas escolas. "Com esse programa, o governo federal tem contribuindo para um outro nível de ensino aos alunos, com o acesso a toda uma gama de informações disponíveis e pesquisas muito mais rápidas sobre qualquer assunto", afirma.

De acordo com a Anatel, responsável por fiscalizar a execução do serviço por parte das operadoras de telefonia, o menor número de instituições contempladas na região Norte deve-se à dificuldade de acesso. As empresas atenderam primeiramente as escolas que se encontram em suas áreas de cobertura dos serviços de ADSL.

O Programa Banda Larga nas Escolas é uma parceria dos Ministérios das Comunicações e da Educação, Anatel e operadoras de telefonia.

Leia outras notícias sobre banda larga

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Engenheiro brasileiro cria moto elétrica projetada para o Brasil e custando R$ 24.990

Meta enfrenta novos desafios regulatórios na União Europeia com serviço de assinatura

Pacientes se consultam com hologramas em hospital no Texas

Mais na Exame