15 verdinhos indiscretos do Salão de Frankfurt
O mais tradicional salão do automóvel do mundo abre suas portas ao público dia 14, com modelos híbridos e elétricos de "arregalar os olhos"
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h28.
O Cactus é a surpresa verde da Citroen no Frankfurt Motor Show . Simplicidade é a palavra que define o novo modelo, que vai muito além das linhas do design. A marca investiu na redução do número de peças, criando elementos monoblocos. Os painéis das portas, por exempo, são constituídos por duas peças ao passo que num modelo comum existem doze. A diminuição do número de peças permitiu reduzir o peso do veículo em cerca de 15%, o que o torna mais eficiente no consumo de combustível. Este pequeno notável conta ainda com tecnologia híbrida HDi, que associa um motor a Diesel de 70cv a um motor elétrico com potência suplementar de 30cv, garantindo emissões reduzidas de CO2.
A Porsche resolveu humilhar no evento alemão, com o lançamento do Porsche 918 Spyder, o seu carro “verde” mais potente, que custa a bagatela de US$ 845.000. Essa máquina vem com três motores, sendo dois de propulsão elétrica e um terceiro a combustão, que juntos entregam potência máxima de 780 cavalos. Segundo a fabricante alemã, o carro, que possui carroceria em fibra de carbono, vai de 0 a 100km/h em apenas 2,83 segundos e consome o equivalente a cerca de 72 milhas por galão (30,61 quilômetros por litro), uma sede inferior ao badalado híbrido Toyota Prius, diz a marca
A Toyota leva à Frankfurt o seu híbrido mais potente, o Concept Yaris Hybrid-R, que entrega 420 cv. Baseado no modelo compacto da marca japonesa, ele combina um motor elétrico de 60 CV com uma unidade de 1.6 litros a gasolina de 300 CV, além de mais um motor elétrico, de 60 cv, que atua como um controle de tração. O desempenho invejável é traduzido por um design bem esportivo, ressaltado pelos para-choques dianteiros e traseiro.
Cheias de surpresas, a Smart, que pertence ao grupo Daimler, dono da Mercedes-Benz, vai apresentar o novato Fourjoy - que chega despojado, sem portas nem janelas laterais e com o teto aberto. O modelo de quatro lugares antecipa a próxima geração da marca, cuja versão de produção está prevista para 2014. A propulsão elétrica é garantida por uma bateria de íon-lítio de 17.6 kWh que entrega 75 cavalos de potência.
Outra surpresa compacta da Smart é o forjeremy, versão exclusiva do fortwo elétrico “assinada” pelo renomado designer de moda Jeremy Scott. As asas - uma marca de design recorrente no estilo do estilista americano - se acendem como foguetes em ação para dar forma às lanternas traseira. A aparência dinâmica e ousada do automóvel é ressaltada pelos pneus traseiros e arcos das caixas de rodas mais largos
A Volvo dá um toque sueco ao desfile dos "verdes" com o seu novíssimo Concept Coupe. O protótipo é o primeiro de três carros conceitos que vão delinear a pegada futura da marca e que serão lançados ao longo de um período de sete meses. No exterior, a Volvo aposta em formas dinâmicas e agressivas, com uma grelha flutuante e luzes LED na frente. Além da nova identidade visual, o Coupe Concept desvenda um novo tipo de motorização híbrida. Ele combina um motor 2.0 turbo a gasolina Drive-E e um elétrico no eixo traseiro, que juntos entregam 400 cv.
Filhote da submarca BMWi, este é primeiro modelo 100% elétrico da montadora de luxo a ganhar produção em massa. Dono de um design estonteante, o i3 traz sobre o eixo traseiro o motor elétrico, com potência de 125kW (170cv), que garante uma aceleração de zero a 100 km/h em menos de oito segundos. Construído sobre plataforma de fibra de carbono e alumínio, o modelo possui motor de apenas 50 kg, que precisa ser recarregado somente a cada dois ou três dias, segundo a BMW . Já a autonomia varia de 130km a 160km, chegando à velocidade máxima de 150 km/h.
Além do i3, a marca alemã leva ao salão outro integrante da família “verde”, o BMWi8. O híbrido plug-in foi concebido para dar ao proprietário mais economia de combustível com menos emissões do que um veículo padrão. Na estrada, o carro faz 48,04 quilômetros por litro. As primeiras vendas estão previstas para 2014.
Conceito híbrido esportivo que combina um exterior agressivo com uma motorização amiga do meio ambiente, o Peugeot Onyx é um destaque cheio de sex appeal. O design combina linhas aerodinâmicas com pintura em preto fosco e bronze na carroceria, gerando um contraste de impacto. Apresentado previamente no salão de Paris de 2012, este supercarro verde é a alimentado por um motor 3.7L V8 a diesel e um motor elétrico, que entregam 600 cavalos de potência.
Em sua ofensiva no mercado de carros verdes, a Audi promete unir desempenho e eficiência no consumo de combustível com a versão híbrida do A3, o A3 e-tron, protótipo que faz em média 1.5l/100km. O modelo é equipado com dois motores, um 1.4 TFSI Turbo, que entrega 150 cv e um elétrico, com mais 102 cv.
Sintonizada com a mobilidade sustentável, a Volkswagen lança em Frankfurt o up! elétrico, o seu primeiro modelo totalmente movido a eletricidade. O modelo possui 82 cavalos de potência e é capaz de atingir os 100km/h em 14 segundos. A velocidade máxima é de 135 km/h e a autonomia, um dos pontos críticos dos elétricos, não deixa em nada a desejar. Com uma única carga, o carro verde roda até 150 quilômetros, suficientes para trajetos urbanos.
Juntando-se a up! elétrico, o Volkswagen e-Golf é outro verdinho que dá as caras no evento alemão. O modelo pode ser parecido com um hatchback normal, mas debaixo da pele familiar encontra-se um motor elétrico de 85 quilowatts (114 cv), alimentados por baterias de íons de lítio.
Pensa que só carros de porte médio aderem à onda verde? Não mesmo. Prova disso é a estreia no salão de Frankfurt do Land Rover híbrido, que combina um motor 3.0 a diesel e um elétrico de 35kW. O superesportivo possui tecnologia Plug-in, que permite recarga completa na tomada elétrica, e ainda vem com peso reduzido – chassis em alumínio materiais leves em diversas partes da carroceria –, para entregar resultados mais eficientes.
Investir em tecnologias que contribuam com a preservação da natureza é um dos motes da divisão de veículos de luxo da Toyota. Para Frankfurt, a aposta verde da Lexus é o seu novo carro-conceito LF-NX, um crossover híbrido como poucos. No exterior, o acabamento em cor prata tipo metal escovado faz alusão a uma carroceria esculpida a partir de uma única peça.
Além do LF-NX, a marca também mostrará pela primeira vez o novo GS 300h. O híbrido de 220cv tem motor 2.5 litros e combina baixas emissões e pouco consumo de combustível, além de requinte e conforto típicos de um modelo Lexus. O novo carango estará à venda na Europa no final de 2013.