Reportagem de EXAME leva o 3º prêmio consecutivo

São Paulo - A reportagem A Diferença Começa na Escola, da revista EXAME, foi anunciada hoje como a vencedora da categoria Educação do 15º Prêmio Imprensa Embratel Claro. Com esse resultado, o trabalho jornalístico, realizado pelo repórter Daniel Barros, com fotos de Alexandre Battibugli, completa sua terceira premiação consecutiva. No início de novembro, já havia […]
Qualidade na educação de Sobral: a cidade cearense virou exemplo no ensino fundamental (Alexandre Battibugli/EXAME.com)
Qualidade na educação de Sobral: a cidade cearense virou exemplo no ensino fundamental (Alexandre Battibugli/EXAME.com)
Por Da RedaçãoPublicado em 27/11/2014 21:58 | Última atualização em 27/11/2014 21:58Tempo de Leitura: 2 min de leitura

São Paulo - A reportagem A Diferença Começa na Escola, da revista EXAME, foi anunciada hoje como a vencedora da categoria Educação do 15º Prêmio Imprensa Embratel Claro. Com esse resultado, o trabalho jornalístico, realizado pelo repórter Daniel Barros, com fotos de Alexandre Battibugli, completa sua terceira premiação consecutiva. No início de novembro, já havia sido apontada como a melhor reportagem sobre o tema educação pelo Prêmio Esso de Jornalismo, o mais tradicional do Brasil. Em julho, ela recebeu o Prêmio Especial de Educação da Confederação Nacional da Indústria.

Publicada como capa da edição 1052 de EXAME, em outubro de 2013, a reportagem toma como ponto de partida a importância que a educação tem para o desenvolvimento econômico e social. Um cálculo relaciona o nível educacional com a produtividade obtida em diversos países – e ressalta, por essa ótica, a urgência de o Brasil superar o atraso nesse campo. A estratégia de gastos com educação no Brasil é posta em xeque, considerando a a possibilidade desses recursos serem elevados significativamente no futuro com o recebimento de royalties do petróleo do pré-sal. De outro lado, o texto chama a atenção para o fato de que a mudança do perfil demográfico do país vai levar a uma inédita redução do número de brasileiros em idade escolar, gerando um aumento do valor disponível por aluno. Como gastar o dinheiro adicional da melhor forma, portanto, é a questão principal.

Para colaborar na reflexão a esse respeito, uma segunda parte da reportagem mostra exemplos bem-sucedidos de política educacional pelo Brasil e pelo mundo, ponderando que esses seriam modelos de como aplicar os recursos novos que a educação receberá no país. O repórter Daniel Barros entrevistou dezenas de especialistas em educação, autoridades, economistas, consultores e empresários, e completou a reportagem indo a campo para visitas a cidades do Ceará, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, onde conversou com professores e alunos. Também pesquisou histórias de países como Polônia, Chile, Austrália e Canadá e entrevistou especialistas estrangeiros.

Os links para as duas partes da reportagem premiada:

https://exame.com/revista-exame/edicoes/1052/noticias/a-diferenca-comeca-na-escola

https://exame.com/revista-exame/edicoes/1052/noticias/a-luta-pela-qualidade