Revista Exame

Com foco em quiet luxury, Fuso coloca a hotelaria de Floripa em outro patamar

Eduarda Tonietto criou o Fuso, hotel-butique em Florianópolis para descansar em meio à mata nativa. Agora, ela levará o conceito para um prédio de luxo no centro da capital catarinense

Eduarda Tonietto, do Fuso Concept Hotel e da Milano Incorporadora: hotelaria  de alto padrão não só dentro de um hotel (Leandro Fonseca /Exame)

Eduarda Tonietto, do Fuso Concept Hotel e da Milano Incorporadora: hotelaria de alto padrão não só dentro de um hotel (Leandro Fonseca /Exame)

Leo Branco
Leo Branco

Editor de Negócios e Carreira

Publicado em 18 de dezembro de 2025 às 06h00.

Última atualização em 18 de dezembro de 2025 às 18h13.

Tudo sobreHotelaria
Saiba mais

Localizado num dos CEPs mais exclusivos de Florianópolis, na Praia do Forte, no norte da ilha, o hotel Fuso é um dos maiores exemplos de “quiet luxury” aplicado à hotelaria. Com apenas 13 bangalôs privativos, o Fuso foi idealizado pela arquiteta Eduarda Tonietto, de 36 anos.

Formada em Bordeaux, na França, ela é dona de um repertório de respeito no quesito hotelaria de alto padrão. Antes de abrir o Fuso, em 2021, ela passou quatro anos viajando o mundo atrás de referências em destinos paradisíacos como Bali, na Indonésia.

“Quis criar um espaço de luxo discreto, sem ostentação e com respeito ao ambiente natural ao redor”, diz Tonietto. “A ideia é atrair um cliente disposto a ‘sumir do mapa’ e relaxar de verdade.”

O layout do hotel ajuda um bocado. Os bangalôs são rodeados por mata nativa e um paisagismo vibrante assinado por Alex Hanazaki, brasileiro considerado referência mundial no assunto.

Divulgação espontânea

Além da praia a poucos metros, os hóspedes têm piscinas aquecidas e um spa completo à disposição, com amenidades como sauna e massagens. As diárias por ali começam em 3.750 reais, e o marketing costuma ser discreto, como o próprio hotel.

“Boa parte dos clientes vem pelo boca a boca”, diz Tonietto, segunda geração de uma família dedicada a negócios no pujante mercado imobiliário do litoral catarinense.

Além do Fuso, ela fundou a Milano Incorporadora, empresa que atua em empreendimentos de alto padrão na cidade. Um dos projetos mais recentes é o UM Milano, um residencial planejado para apenas 20 famílias e que se inspira no Fuso Concept Hotel para oferecer um ambiente de bem-estar.

O residencial será entregue em 2027, na Beira-Mar Norte, na região central da capital catarinense. O empreendimento terá certificações LEED e Fitwel, para boas práticas ambientais e de bem-estar.

As unidades começam com 231 metros quadrados e saem a partir de 8 milhões de reais. “A intenção é fazer com que o morador se sinta permanentemente em um hotel de alto padrão”, diz Eduarda.

Acompanhe tudo sobre:1282

Mais de Revista Exame

Bom para cachorro: como uma pousada criou um negócio pensando nos pets

Este foi o ano do varejo na bolsa — se a Selic cair, 2026 será ainda melhor

O CFO assume a cadeira ESG?

A volta do clericot? No verão, bebida vira desejo do brasileiro