Como fazer — Serasa Experian vai atrás do espírito da garagem

A missão era criar novos produtos, inclusive opções específicas para os clientes. Como? Num ambiente que parece uma garagem

Para diversificar os negócios, até então concentrados em análise de crédito, o comando da Serasa Experian foi buscar uma estratégia de inovação desenvolvida com sucesso em sua matriz britânica há oito anos. O primeiro passo, em 2016, foi a montagem de uma equipe de 20 profissionais, tais como físicos, matemáticos e engenheiros. Em setembro do ano passado, o time começou a trabalhar num escritório separado da sede, em São Paulo. Chamado de DataLab, ele se assemelha ao ambiente de empresas de tecnologia, como Google e Facebook. A missão ali é criar produtos, inclusive opções específicas para os clientes.

Com o novo espaço, a Serasa Experian mais que dobrou a capacidade de receber funcionários de empresas clientes para imersões de pesquisa e desenvolvimento conjunto que duram até quatro meses. Por enquanto, o laboratório tem dois produtos no mercado que já cobrem seus custos operacionais. Um deles é o Polis, software de geolocalização capaz de prever demandas e avaliar riscos. “Nem todos os grupos de trabalho vão obter um produto novo, e isso ocorre em qualquer frente de inovação disruptiva”, diz o físico Marcelo Pimenta, diretor do DataLab. “Mas os resultados mostram que o que dá certo compensa todas as tentativas anteriores.”

Toque para ampliar.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.