Revista Exame

Larry Fink, o homem de 3,6 trilhões

Entrevistamos Larry Fink, o maior investidor do mundo

O americano Larry Fink, fundador do BlackRock: mais dinheiro sob gestão que o PIB da Alemanha (Matthew Furman/Divulgação)

O americano Larry Fink, fundador do BlackRock: mais dinheiro sob gestão que o PIB da Alemanha (Matthew Furman/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2011 às 11h53.

Os fundos de pensão dos estados da Califórnia e de Nova York entregam a ele boa parte da administração de seu dinheiro. Empresas como Cisco e Fedex também deixam em suas mãos os recursos da aposentadoria de seus funcionários. Idem para os fundos soberanos de Abu Dhabi e de Singapura. Larry Fink, fundador e presidente do fundo BlackRock, tem sob sua administração 3,6 trilhões de dólares. O número é esse mesmo: três vírgula seis trilhões de dólares. Se figurasse no ranking dos países com os maiores PIBs do mundo, o BlackRock ficaria atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. A montanha de dinheiro administrada diretamente pelo BlackRock supera toda a riqueza gerada pela Alemanha em um ano. Estima-se que outros 9 trilhões de dólares sejam gerenciados com as ferramentas de gestão de risco desenvolvidas pela empresa. Fink não é apenas o maior gestor de recursos do mundo. Apesar de ser uma figura de pouca notoriedade fora de Wall Street, ele é considerado um dos homens mais influentes e bem-sucedidos do mercado financeiro — nos Estados Unidos e além. O BlackRock foi essencial na criação e administração do pacote de resgate dos bancos pelo governo americano depois da crise do crédito imobiliário. Foi a empresa criada por Fink em 1988 que ajudou o Departamento do Tesouro e o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, a avaliar os ativos tóxicos de bancos como o Bear Stearns e da seguradora AIG, para mencionar apenas duas instituições salvas pelo governo americano. Se as finanças internacionais fossem uma montanha, Larry Fink estaria no topo, cravando sua bandeira.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasBlackRockEdição 0988EmpresasFundos de investimentofundos-de-acoesMercado financeirorenda-variavel

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa